Serra da Tiririca
Serra divisor de águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, é o limite natural entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, apresentando uma cobertura florestal de Mata Atlântica em boas condições. É uma área de preservação permanente. Nas baixadas, onde as florestas continham madeiras valiosas como o vinhático e o pau-brasil, Ainda podem ser encontradas nas matas dos morros da região, plantas importantes da flora de Mata Atlântica.
Duna Grande de Itaipu
São 100.000 m² de área com 30m de altura, totalmente coberto de areia, sendo identificado como jazida arqueológica pela presença de restos ósseos, lascas de quartzo e instrumento de povos antigos.
Ilha da Boa Viagem
De relevo bastante erodido, com pequenas grutas e coberta de vegetação, tem excelente localização em relação à entrada da Baía de Guanabara. É um ponto de onde se avistam todas as embarcações que chegam ou saem da baía. O seu sítio é um dos principais monumentos da história de Niterói, por suas edificações e caminhos escavados na pedra. Na ilha, o sacro e o profano, a religião e a guerra, sempre conviveram. Como conviveram em todo processo de expansão marítima e colonização – a Igreja, o Fortim, e a Escola de Aprendizes Marinheiros (1840 a 1846). Até mesmo um lazareto, local para abrigo de tripulações em quarentena, cogitou-se construir no local.
Pedra de Itapuca
Um monumento de formação rochosa que se localiza entre as praias de Icaraí e das Flexas, respectivamente praias dos bairros de Icaraí e Ingá. Significa em tupi-guarani “pedra furada”, denominação dada devido à antiga formação que tal monumento possuía antes de ser implodido, tendo agora uma formação diferenciada daquela que deu origem ao seu nome.
Pedra do Índio
Um monumento natural de formação rochosa que se localiza na Praia de Icaraí, do município de Niterói, estado do Rio de Janeiro. A pedra é um ponto ótimo para pescadores locais e apreciadores da Praia e do resto da Baía de Guanabara.

One response to “Paisagens Naturais”

  1. Comunico o fato deploravel,da existencia de um fechamento da rua Adalgisa Monteiro,trecho localizado por traz do Horto Municipal,altura das quadras 54 e 55. O citado fechamento ja existe por 5 anos aproximadamente,foi reclamado pelos moradores junto a administraçâo anterior e nada foi feito.Reitera-mos o pedido de abertura da rua,solicitando averiguaçâo do fato e providências para soluçâo.São 8 casas(familias) prejudicadas, não podendo usar a via publica para ter acesso mais rapido ao ponto de onibus ao comercio local,incluindo idosos e estudantes.Estamos acompanhando todas as obras que estão sendo realizadas nas ruas proximas e caso seja necessario aguardar a vez da nossa rua, nos contentamos , como medida de urgencia, com uma passagem provisoria(uma pinguela).Antecipadamente agradecemos qualquer medida que venha a ser dada ,na qualidade de cidadãos,moradores desta cidade e contribuintes deste orgão.

    Reply

Leave a Reply