A prática é milenar, mas nos últimos anos vem ganhando cada vez mais e mais força. Isso acontece por causa da rotina corrida e dos estresses que temos que enfrentar no dia a dia.

Em busca de encontrar uma forma de se acalmar e aprender a lidar com os problemas que aparecem, as pessoas tem ido atrás do famoso equilíbrio interior e, para conseguir isso, têm apostado no yoga benefícios!

Mesmo já tendo ouvido falar sobre essa prática, você sabe o que ela é e como pode se beneficiar dela? Ao final desse texto você vai conhecer muito mais sobre esse universo do yoga. Confira!

O que é yoga?

yoga benefícios é a prática que integra técnicas de respiração, posturas, movimentos físicos e meditação.

A yoga é uma prática que integra técnicas de respiração, posturas, movimentos físicos e meditação.

É muito comum conhecer alguém que faz yoga ou que tentou e desistiu, mas já parou pra pensar o que, de fato, significa a palavra? Para quem não sabe, a palavra “yoga” vem do sânscrito e tem origem verbal na palavra “yuj”, que significa unir, integrar e totalizar.

E na prática é exatamente isso, é a integração entre as técnicas de respiração, conhecidas como pranayama, as posturas e movimentos físicos, chamados de asanas e a tão falada meditação.

Muitas pessoas pensam que o yoga é simplesmente se contorcer e tentar fazer uma posição difícil, mas essa prática milenar vai muito além do simples exercício físico! A prática também tem muito a ver também com a mente e com a forma de encarar a vida.

Origem do yoga

yoga benefícios tem origem na Índia

A prática da yoga tem origem na Índia.

O seu surgimento foi na Índia há mais de 5000 anos e hoje não é mais apenas uma filosofia de vida, e sim como um sistema holístico que trabalha corpo e mente em equilíbrio.

A prática tem como base os princípios físicos e mentais indianos, por conta disso foram, e ainda são, bastante influenciadas pelas crenças e filosofias budistas e hinduístas.

Como funciona?

O principal objetivo do yoga é te ajudar a conseguir silenciar a mente. Os mestre yogues descobriram muito tempo atrás que alcançando o equilíbrio do corpo, através dos movimentos, alinhamento e equilíbrio dos chakras e glândulas, a mente também se equilibrava!

Todos os praticantes têm esse mesmo objetivo em comum, porém a forma de alcançá-lo é diferente, o que acabou dando origem às várias linhas de yoga, como: Bhakti Yoga, Hatha Yoga, Jñana Yoga, Karma Yoga, Kriya Yoga, Raja Yoga, Raja Vidya Yoga, Siddha Yoga, Swásthya Yoga, Kundalini Yoga, Prakriti Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga e Iyengar Yoga, entre outras.

Yoga: Benefícios

yoga benefícios para corpo e mente

Os benefícios da yoga são vários para a mente e o corpo.

O grande desafio do yoga é que você consiga transferir os ensinamentos e o autoconhecimento que conseguiu dentro da sala de prática para o seu dia a dia. Com isso, a sua forma de encarar o mundo irá mudar, afinal, quem pratica o yoga regularmente passa a ter uma relação melhor consigo mesmo.

Patanjili, autor que escreveu sobre o conhecimento do Yoga, afirma que a prática serve para aprendermos a nos estabelecer na quietude de nossas mentes, diminuindo as mudanças dos pensamentos e encontrando equilíbrio. Assim, nossas ações dariam mais certo e teriam um número maior e melhor de resultados.

Com a prática regular do yoga você consegue ter maior consciência corporal, mais resistência a dor, aumento do foco e raciocínio, fortalecimento da autoestima, entre outros.

Poder controlar seu cérebro e focar apenas naquilo de que fato tem importância não é fácil, mas através do yoga isso se torna possível! As coisas menos importantes que estão à sua volta perdem relevância e você consegue parar de dar atenção àquilo que é irrelevante.

Dentre todos os yoga benefícios, alcançar esse autoconhecimento é o mais complexo e ao mesmo tempo o mais satisfatório.

As posições de yoga, chamadas de asanas, além de te ajudar a aumentar a flexibilidade e fortalecer a musculatura, também atuam no equilíbrio dos cinco elementos da natureza presentes no seu organismo, que são separados em três grandes grupos, chamados de doshas.

O que são os doshas?

yoga benefícios doshas

Os doshas são a combinação dos cinco elementos em três diferentes grupos chamados de Vata, Pitta e Kapha

Os doshas são a combinação dos cinco elementos em três diferentes grupos chamados de Vata, Pitta e Kapha, que estão relacionados com diferentes partes do seu organismo. Quando um desses elementos está em desequilíbrio, podem aparecer e comprometer a sua saúde.

  • Vata: é a união entre o ar e éter, e está localizada na parte de baixo do corpo, incluindo intestino grosso, região pélvica, bexiga, membros inferiores e ossos.
  • Pitta: é a junção entre o fogo e a água, e fica entre a região do coração e a linha do umbigo, incluindo o abdome e órgãos digestivos.
  • Kapha: é a manifestação da terra e da água, e está localizada na parte de cima do tronco, incluindo tórax, pescoço e cabeça.

Para manter a saúde em dia, a prática diária de posturas de yoga que auxiliam no equilíbrio do vata, do Pitta ou do Kapha é muito importante, assim você restabelece a mesma harmonia que existe na natureza para o corpo.

Para conseguir todos os yoga benefícios, durante a prática diária, inclua um asana de cada elemento, assim você evita que algum fique em desequilíbrio.

  • Elemento água – faça um asana de flexão, assim você estará trabalhando a fluidez e os relacionamentos.
  • Elemento terra – pratique o asana em pé, isso te ajudará com as concretizações e estrutura do corpo físico.
  • Elemento fogo – pratique os asanas de extensões, torções e posturas abdominais. dessa forma você trabalhará sua energia.
  • Elemento ar – faça saltos, equilíbrios sobre as mãos e saudação ao sol, isso te ajudará a trabalhar com a mente.
  • Elemento éter – esse está presente em todos os outros elementos, então pratique os asanas em pé, de flexão, extensão, torção, posturas abdominais, saltos, equilíbrios sobre as mãos e saudação ao sol.

Existe contraindicação?

A prática do yoga pode ser feita por todos, mas é preciso saber o que o praticante está buscando. Além disso, o seu estado de saúde e o biotipo ajudarão a determinar qual o estilo da prática ou a linha de yoga que você deverá seguir.

Yoga para iniciantes

yoga benefícios para iniciantes

Os benefícios da yoga também são para iniciantes.

O primeiro passo para virar um praticante de yoga é focar no presente! Esqueça o passado e não pense no futuro. Não queira começar o yoga e logo fazer as posições mais complexas.

Um exercício simples e ótimo para quem está começando é de respiração. Inspire por um determinado tempo e depois solte o ar no dobro do tempo da inspiração, ou seja, se você inspirou por três segundos, vai soltar o ar por seis.

Conheça as suas limitações, mas ao mesmo tempo não fique presa a elas. Tente sempre se superar a cada dia.

Yoga na prática

yoga benefícios mente e corpo

A prática da yoga possui muitos benefícios para a mente e o corpo.

Todo exercício físico oferece riscos, seja uma corrida, um esporte ou uma aula de natação, por exemplo, mas se comparar o yoga com cada um deles vai perceber que a prática do yoga é muito mais tranquila e segura, desde que a aula seja bem conduzida.

Para evitar qualquer problema, separamos cinco erros muito comuns e fáceis de evitar que os praticantes de yoga cometem, seja os que estão começando ou os que já fazem isso há anos.

Cinco erros muito comuns

  1. Nas posições em que você coloca os braços acima da cabeça, é comum encostá-los nas orelhas e isso está errado. Seu trapézio ficará tensionado, seu pescoço também, e essa posição errada pode lhe dar dores de cabeça. Para corrigir, gire os ombros para fora, deixando um espaço entre a cabeça e os braços.
  2. Não respeitar o limite das articulações, principalmente nas posições em que você precisa flexionar os joelhos. Para corrigir não é difícil, fique atento sempre que dobrar o joelho e ele passar da linha do tornozelo, isso quer dizer que você está jogando peso demais neles. Diminua o peso e volte a posição um pouco.
  3. Cuidado quando for virar o rosto para cima. Nunca deixe a parte de trás da sua cabeça encostar na base da nuca. Deixe pelo menos uns 3 a 4 dedos de folga para que não machuque o seu pescoço.
  4. Fazer pressão nas articulações também é um dos erros mais comuns de acontecer. Normalmente, esse tipo de problema ocorre quando se faz posições em que as pernas estão 100% esticadas. A pressão acontece nos joelhos, e para corrigir é super simples, basta dobrar um pouco as pernas.
  5. Em posições de alongamento, como a “cachorro olhando pra baixo”, é comum priorizar o alongamento das pernas e esquecer das costas. Toda vez que isso acontece você está indo além do que deveria, para corrigir é só dobrar os joelhos para dentro, isso deixará a suas costas reta.

Além da prática do yoga

yoga benefícios além da prática

A prática da yoga vai muito além dos exercícios.

Assim como todos os exercícios físicos, quando se pratica regularmente o yoga, você fica mais disposto, tem maior resistência à doenças e fortalece o corpo, mas, além disso, tem mais clareza mental, foco e todos os outros yoga benefícios ditos acima.

Lembre-se: não tente apressar as coisas e querer fazer posições muito complexas e nem queira ter uma super concentração logo nas primeiras aulas. Tem muitas pessoas que faz isso há anos e ainda sente dificuldade.

Para chegar lá e alcançar todos os yoga benefícios tenha força de vontade, não ultrapasse os limites do seu corpo, mas também nunca desista de melhorar.

Você não perceberá as melhorias logo no começo, terá problemas e dificuldades como em todas as outras atividades físicas, mas com esforço, dedicação e paciência, logo você encontrará o tipo de yoga que mais se adapta ao seu estilo pessoal e de vida. Não desista!

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