Em algum momento da sua vida você já teve vontade de pegar umas ondas, mas se sentiu inseguro por não saber exatamente o que fazer dentro do mar? Se sim, aqui vai uma ótima notícia: fazer aula de surf vem se tornando algo cada vez mais acessível!

Hoje, já é possível, aprender a surfar até mesmo em cidades que não têm praia! Isso porque, já existem academias com piscinas que simulam ondas e permitem os primeiros contatos dos praticantes junto ao surf.

Mas esse é um assunto que iremos explorar adiante. Antes, nós queremos convencê-lo a fazer aula de surf, apresentando alguns dos principais benefícios dessa atividade.

Por que fazer aula de surf?

Uma aula de surf pode porporcionar experiências incríveis.

Uma aula de surf pode porporcionar experiências incríveis.

Além da sensação de liberdade e de oferecer uma experiência incrível junto ao mar, o surf ainda pode trazer muitos benefícios para a sua saúde, para a sua forma física e também para a sua mente.

Se é uma atividade tão prazerosa, benéfica e você tem vontade de praticar, por que não fazer a sua matrícula hoje em uma aula de surf e se jogar no mar (ou na piscina da academia) mais próximo de você?

Com essa iniciativa, você poderá:

Emagrecer

Pode parecer que não, mas surfar exige muito do seu corpo e, por isso, acelera o seu metabolismo. Sabe o que isso significa? Que ele exige que o seu organismo procure outras fontes de energia para se manter em movimento. E é exatamente por isso que a queima de gordura acontece.

O melhor é que, diferentemente de outras atividades físicas, ao surfar, você consegue perder peso, diminuir suas medidas, fortalecer alguns músculos e tudo isso sem sofrimento, apenas com muita diversão!

Corrigir problemas de postura

Se alguma vez você já tentou subir em uma prancha dentro do mar, você sabe que, apesar de parecer simples, essa é uma tarefa bem difícil de ser realizada.

Na verdade, para que você consiga se manter em cima da prancha, você precisa ter uma postura correta e adequada. Sem ela, dificilmente você conseguirá equilibrar o seu peso e não ser afetado pelo impacto de qualquer onda.

O melhor de tudo é que essa postura que você desenvolve dentro do mar, se estende também para as outras áreas da sua vida. Afinal, uma vez que você consegue alinhar a sua coluna e sustentá-la, você não terá dificuldades de fazer o mesmo em todos os momentos do seu cotidiano.

E não é só a sua posição em si em cima da prancha que contribui com a sua postura. Os movimentos necessários para as remadas e para o nado também têm um papel fundamental no fortalecimento e alinhamento dos músculos superiores.

Esse fortalecimento é essencial para que você realmente consiga manter a sua postura correta no dia a dia – algo que é muito importante para qualquer pessoa, especialmente para aquelas que passam muito tempo sentadas durante a sua rotina.

Aumentar a sua resistência corporal

Se manter em cima da prancha durante a onda já é uma tarefa bastante difícil para quem nunca passou por uma aula de surf. Mas essa não é a única atividade que você precisa realizar dentro da água.

Para chegar até o local com as melhores ondas, você precisa remar. Depois, precisa se manter em pé quando a onda chegar e, por fim, nadar para retomar a sua posição dentro do mar.

Parece cansativo? Pois saiba que o prazer de estar dentro da água e conseguir fazer tudo isso é tão grande, que você nem vai sentir. Além disso, tem algumas ajudinhas extras que você pode contar no meio do caminho, como a resistência corporal.

Brincando dentro de uma piscina, você já deve ter percebido que, realizar certas atividades é muito mais difícil dentro da água do que fora dela.

Esse exercício a mais que você precisa fazer para quebrar a resistência da água da piscina ou do mar é importante para que o seu corpo consiga se tornar cada vez mais forte e resistente – o que é ótimo para garantir a sua evolução em cima da sua prancha.

Melhorar o seu sistema cardiovascular

Já que estamos falando sobre os esforços que o seu corpo faz para mantê-lo em pé em cima de uma prancha durante uma aula de surf, não podemos deixar de mencionar que essa prática exige também um trabalho sincrônico entre todos os seus grupos musculares.

Esse trabalho acaba afetando diretamente o seu sistema cardiovascular – e a sua vida de uma forma geral. Isso porque, o coração passa a bombear mais sangue, o sangue corre com mais pressão por todo o corpo e, assim, as células acabam sendo melhor oxigenadas.

Esse processo que acontece internamente é muito positivo, pois ele ajuda a diminuir os riscos de as suas artérias ficarem obstruídas (afinal, elas são “lavadas” pela corrente sanguínea que corre com mais intensidade) e o coração fica mais saudável – diminuindo as chances de você ter um problema de infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Ter mais qualidade de vida

O surf traz muitos benefícios para a saúde e para o corpo, porém, um dos mais importantes deles é, sem dúvida nenhuma, a qualidade de vida!

Quem aprende a pegar onda e faz isso frequentemente transforma o seu estilo de vida, pois passa a ter mais contato com a natureza, faz novos amigos e ganha mais consciência corporal.

Tudo isso impacta na forma de ser e de viver de qualquer pessoa, afinal se passa a ter mais bem-estar, se torna mais confiante, os efeitos do estresse e da ansiedade são diminuídos, a qualidade do sono melhora e as habilidades sociais são desenvolvidas.

Aula de surf em academias

É possível ter uaa de surf em academias, sabia?

É possível ter uaa de surf em academias, sabia?

Morar no litoral e poder pegar onda sempre que quiser é, de fato, impagável. Porém, se esse não é o seu caso, nada de desanimar. Mesmo no meio da cidade, você pode fazer a sua aula de surf e, depois que aprender a se manter sobre a prancha, planejar aquelas viagens incríveis para a praia sempre que quiser e puder.

Como funciona uma aula de surf dentro de uma academia?

Se a sua única opção for fazer aula de surf em uma academia, você irá aprender os princípios desse esporte dentro de uma piscina.
Esse tipo de aula funciona da seguinte forma:

  • Assim como em uma aula de surf dentro do mar, você utilizará uma prancha para se manter em pé sobre a água da piscina.
  • Embora, não sejam todas as academias que disponibilizem piscinas com ondas, em todas elas você aprenderá a manter a estabilidade sobre a prancha e também como fazer algumas manobras.
  • Em cidades que não ficam muito longe do litoral, normalmente a aula de surf da academia inclui também uma aula na praia, uma vez por mês, que será quando você realmente poderá colocar em prática tudo que aprendeu.

Embora pareça uma atividade muito básica, as aulas de surf indoor podem ser utilizadas também por quem já sabe surfar e quer melhorar a sua performance ou não quer ficar longe da prancha durante os dias de semana.

Para os iniciantes, além de ser uma ótima forma de se introduzir no Universo do surf, esse tipo de aula também é interessante, pois costuma oferecer a prancha que será utilizada pelo aluno.

Então, se antes de investir em uma prancha – que normalmente não é muito barata –, você quiser praticar e se familiarizar com esse esporte para ter certeza que vai curti-lo, aproveite os materiais fornecidos pela sua academia.

Aula de surf no mar

Não tem nada melhor que uma aula de surf no mar.

Não tem nada melhor que uma aula de surf no mar.

Quer fazer uma aula de surf como ela tem que ser, diretamente dentro do mar? Você também pode, sem grandes dificuldades. Você só vai precisar de:

  • uma prancha boa, que seja resistente e te dê estabilidade;
  • uma bermuda confortável que lhe dará flexibilidade durante os movimentos;
  • uma camiseta para proteger a sua barriga das lesões durante as remadas – essa dica é válida tanto para homens, quanto para mulheres, principalmente no período de aprendizagem.

Com todos os itens necessários em mãos, é hora de se jogar no mar.
O indicado é que você faça algumas aulas com um professor, que lhe passará todas as dicas importantes, como a melhor forma de se equilibrar e manter a sua coordenação sobre a prancha.

Como surfar

Na aula de surf, pegue sua pranhca e se jogue!

Na aula de surf, pegue sua pranhca e se jogue!

Aliás, se você tiver um bom professor, com certeza ele lhe passará todas as informações que listaremos a seguir, mas, caso você queira mostrar que fez a lição de casa, o que você precisará fazer durante a aula de surf é:

  • Procurar por um local que tenha ondas menores e menos surfistas para você começar – deixe para chegar na área deles, quando você tiver um nível mais alto de conhecimento e prática;
  • Remar, deitado na prancha, desde a margem até o local onde as ondas começam a quebrar;
  • Aumentar a intensidade da remada, quando a onda certa se aproximar;
  • Mostrar a sua primeira habilidade sobre a prancha e fazer o pop-up”, que nada mais é do que se movimentar rapidamente para subir na prancha. Para isso, você precisará empurrá-la para baixo, apoiando as palmas das mãos na altura do peito e firmando bem os pés, para conseguir subir. Esse é um movimento que você deve treinar na areia antes de tentar colocá-lo em prática dentro do mar;
  • A partir deste momento, você já estará em pé na prancha e, o correto, é que esteja no centro dela. Para garantir que você irá conseguir se manter em pé sem escorregar, não se esqueça da parafina. Passe esse produto sobre a superfície da sua prancha, fazendo movimentos circulares, sempre que for cair no mar e, principalmente, nas primeiras aulas, já que ele irá te dar mais estabilidade sobre a água;
  • Se divertir! Se você já consegue ficar em pé e se equilibrar sobre a prancha, agora é só aprender a fazer algumas manobras e aproveitar as melhores ondas!

E então, agora que você já teve uma aula de surf básica, vamos pegar uma onda?

Leave a Reply