Se você gosta de se exercitar e, ao mesmo tempo, ter contato com a natureza, a canoagem hawaiana é o esporte ideal para você. Afinal, enquanto rema e melhora o seu condicionamento físico, você ainda relaxa, se desconecta de todos os problemas, curte a tranquilidade do mar aberto e, de quebra, desfruta de paisagens incríveis.

Não parece a combinação perfeita de elementos? Se você se interessou por esta breve descrição, vale a pena conferir este conteúdo, que vai te apresentar a fundo esse esporte radical e apaixonante, que é a canoagem hawaiana.

Origem da canoagem hawaiana

canoa para a prática da canoagem hawaiana

Há milhares de anos atrás, a canoagem hawaiana não era um esporte, mas um meio de locomoção.

A canoagem hawaiana pode receber também outros nomes, como Canoa Polinésia, Va’a, Wa’a ou Waka. As variações são decorrentes dos locais onde esse esporte começou a ser praticado.

Quando tudo começou, há mais de três mil anos, as canoas não eram destinadas à prática de um esporte e, sim, utilizadas como um meio de locomoção para os povos polinésios colonizarem novas terras.

A região da Polinésia é um conjunto de ilhas localizado no Oceano Pacífico, entre a Austrália e os Estados Unidos. Esta área, inclui o Hawaii e o Tahiti. E é justamente por causa dessa localização que, hoje, a canoagem hawaiana possui tantos nomes distintos.

No Tahiti fala-se Va’a, na Nova Zelândia fala-se Waka, já no Hawaii os nomes utilizados são Wa’a, Outrigger ou ainda OC (abreviação de outrigger canoe).

E não é somente o nome da modalidade que varia entre essas regiões. Quando as canoas eram utilizadas como meio de transporte, elas possuíam formas distintas, que se adaptavam melhor às características do mar onde estavam inseridas.

Por exemplo, o Hawaii possui mar agitado, por isso, as canoas dessa região possuíam curvatura de fundo envergada, que se adequavam melhor a essa condição. Já no Tahiti, o mar é mais tranquilo, por isso, as canoas eram mais alongadas e o cockpit mais fechado.

Apesar de existiram tantas diferenças com relação ao nome do esporte e tipo de canoas, uma coisa é certa: todas elas possuem a mesma estrutura, que inclui o casco, chamado de hull, o flutuador lateral, chamado de ama e os braços, que unem a canoa ao flutuador, conhecido como iakos.

Canoagem hawaiana como esporte

grupo de pessoas fazendo canoagem hawaiana

A canoagem hawaiana de popularizou na decada de 2000 no Brasil.

A popularização da canoagem hawaiana aconteceu no Brasil, no final do ano 2000, com a chegada da primeira canoa importada dos Estados Unidos. Porém, ao redor do mundo, o esporte já era praticado há muito mais tempo.

Para se ter uma ideia, a canoagem hawaiana sprint (ou canoagem de velocidade) passou a fazer parte das Olimpíadas em 1936. Já a canoagem slalom – que é praticada em corredeiras e tem como objetivo criar desafios aos participantes, justamente para que sejam superados – entrou na lista dos Jogos Olímpicos em 1972, ficou de fora do calendário por seis edições consecutivas e voltou a fazer parte em 1992.

No Brasil, a canoagem hawaiana é reconhecida pelo Ministério do Esporte e dirigida pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA).

Quero fazer aula de canoagem hawaiana: por onde devo começar?

Se você está lendo este conteúdo é porque, certamente, possui algum interesse por este esporte ou, talvez, até já cogitou a fazer uma aula de canoagem hawaiana para conhecer melhor essa modalidade. Certo?

Caso você tenha esse desejo, siga em frente! Se você gosta de esportes radicais, mar e contato com a natureza, com certeza vai se apaixonar pela canoagem hawaiana. Porém, antes de mais nada é importante aprender a nadar.

Por ser um esporte praticado em alto mar ou em rios e lagos, esse é um requisito indispensável para evitar qualquer tipo de problema. Mesmo porque, esses são ambientes naturais em que podem acontecer diversos tipos de imprevistos.

Além de ser importante para se manter seguro, saber nadar também é uma forma de evitar mais trabalho para a sua equipe, caso, eventualmente, você caia na água.

Se as suas aulas de natação estiverem em dia, no entanto, muito provavelmente você estará apto a dar início à sua aula de canoagem hawaiana. Isso porque, quase não existem contraindicações para a prática deste esporte.

Tanto os homens, quanto as mulheres podem praticá-lo. Além disso, as limitações de idade também são poucas. Existem professores que atendem desde jovens com 13 anos de idade, até idosos com aproximadamente 70.

No caso dos jovens menores de idade, é claro que é sempre necessário ter uma autorização dos pais para a prática da canoagem hawaiana. Afinal, esse é um esporte radical e é importante que eles estejam cientes dos riscos que essa modalidade pode trazer para a vida do praticante.

Já no caso das pessoas com idade mais avançada, vale a pena fazer um check-up e consultar um médico antes de começar a remar em alto mar. A avaliação de um profissional é essencial para garantir que os exercícios realizados durante as remadas não representarão nenhum risco à saúde ou integridade física do praticante.

É perigoso fazer canoagem hawaiana?

Sabe aquele ditado “quem está na chuva é para se molhar?” Ele se aplica perfeitamente à canoagem hawaiana, só que, nesse caso, não é apenas a chuva que molha.

O que estamos querendo dizer é que alguns tipos de riscos são inerentes à natureza. Isso significa que não tem como fugir, se você realmente quiser praticar esse esporte radical, você precisa estar preparado para lidar com alguns imprevistos, como mau tempo, tempestades, ventos fortes e mar bravo – fatores que podem acabar te afastando da costa ou até mesmo fazer a sua canoa virar.

E é justamente por isso que fazer aula de canoagem hawaiana é tão importante. Se você aprender todas as técnicas com um bom profissional, certamente nenhum desses riscos serão evitados, porém você saberá como agir em cada um deles e, principalmente, conhecerá todos os procedimentos de segurança.

Então, aqui está a dica: se você pretende começar a desbravar o mar com uma canoa, tudo o que você precisa é aprender a nadar e fazer aulas em um local sério, responsável e comprometido com o seu desenvolvimento e aprendizado dentro do esporte.

Quais os melhores lugares para a prática da canoagem hawaiana?

Alguns dos aspectos mais importantes da canoagem hawaiana são justamente o contato com a natureza e a sensação de liberdade. Por isso, os melhores locais para a prática desse esporte serão, incontestavelmente, as lagoas, os rios e, é claro, o mar.

Porém, existem outras opções para se praticar o Va’a, como em clubes ou núcleos de canoa. Essas são ótimas opções, inclusive, para quem ainda é iniciante no esporte, porque nesses locais será possível desenvolver melhor as suas habilidades.

Além disso, outra vantagem é que, normalmente, a canoagem hawaiana praticada em clubes costuma ser mais recreativa e menos competitiva. Se você ainda é principiante, vale a pena considerar começar por um ritmo mais leve, para, então, dar início às competições e práticas em locais abertos.

Benefícios que a canoagem hawaiana pode trazer para a sua vida

turistas fazendo canoagem hawaiana

A canoagem hawaiana pode trazer muitos benefícios à saúde.

Sem dúvida nenhuma, o maior benefício que a canoagem hawaiana pode trazer para você é o contato com a natureza, que possibilitará que você respire um ar puro, tenha um momento de paz e conexão consigo mesmo.

Tudo isso já é um ótimo remédio para a mente. Porém, isso não é tudo! Afinal, esse esporte pode beneficiá-lo de diferentes formas. Algumas delas você pode conferir a seguir:

Combate a gordura localizada

Vendo de fora, a canoagem hawaiana pode parecer uma atividade tranquila. Para manter a canoa em movimento, no entanto, os braços precisam se exercitar de forma intensa, o que acaba consumindo muita energia do corpo e, como você já deve saber, a queima de energia significa queima de calorias.

O gasto calórico é tão forte que, por meio desse esporte se torna possível beneficiar toda a região superior do corpo, o que significa que aquelas indesejadas gordurinhas abdominais acabam indo embora.

Tonifica os músculos

Não é só a queima de calorias que o movimento do corpo promove durante as remadas, mas também a tonificação dos músculos.

Isso acontece porque a água tem uma resistência, que torna qualquer movimento mais difícil e, como a musculatura precisa trabalhar a todo momento para superar essa resistência, alguns músculos vão se tornando mais fortes e o seu corpo vai ganhando mais condicionamento físico – o que é ótimo, pois, com o tempo, os exercícios passam a se tornar mais fáceis de serem realizados.

Melhora a postura

Para remar corretamente e ter um bom desempenho no esporte, é importante que o praticante mantenha a todo momento uma boa postura. Se você der uma chance para esta modalidade, vai perceber que, com o tempo, seu corpo vai ganhando mais condicionamento e passará manter a sua coluna reta naturalmente, em outros momentos do seu dia a dia.

Dá disposição

Além dos benefícios para o corpo, a canoagem hawaiana ainda apresenta bons resultados para a mente e para a qualidade de vida. Afinal, o contato com a água, com a natureza, com o mar e com o ar puro faz um bem tremendo para qualquer pessoa, impactando até mesmo na disposição, no bem-estar e na energia para encarar os desafios do dia a dia com mais fôlego!

Ensina a trabalhar em grupo

Algumas modalidades da canoagem hawaiana são praticadas em grupo. Ou seja, você precisará não apenas interagir com outras pessoas, mas entendê-las, respeitar suas limitações e dificuldades, ter paciência e ser companheiro. Essa vivência é muito benéfica, tanto para o esporte em si, quanto para outras áreas da sua vida em que é preciso ter um bom espírito de equipe.

Ficou inspirado para começar a remar? Procure o lugar mais próximo de você para dar início às suas aulas de canoagem hawaiana e comece a praticar esse esporte fantástico o quanto antes! Com certeza você só tem a ganhar por sair do sedentarismo e ainda passar a ter um maior contato com a natureza.

Leave a Reply