Com a correria do dia a dia, muitas vezes não sabemos como desacelerar e entrar em contato consigo mesmo, não é? O yoga tem muitos benefícios e pode te ajudar em inúmeras coisas, mas vá com calma, o yoga para iniciantes é muito mais do que simples posições!

Para quem não sabe, o yoga não é somente se equilibrar em posições, aparentemente, impossíveis e pronto! O principal objetivo do yoga é te ajudar a silenciar a sua mente, motivo pelo qual por muitos anos os mestres yogues vêm estudando e aprimorando essa técnica.

A grande descoberta desses mestres foi que o yoga para iniciantes, para praticantes intermediários ou para aqueles que já são experientes, tem um mesmo desafio: alcançar o equilíbrio do corpo.

Quer conhecer um pouco mais sobre a história e os desafios que acompanham o yoga? Vamos te contar!

A origem do yoga

grupo fazendo yoga juntos

Apesar de não se saber ao certo, a prática da yoga surgiu na Índia

O yoga é conhecido como uma antiga ciência espiritual capaz de acalmar os pensamentos e a agitação do corpo, sendo isso o que atrapalha na busca pelo autoconhecimento e a verdadeira essência de cada um.

A palavra ”yoga” não poderia ser mais simbólica, ela significa: união. E entende-se que ela une a alma ou, como alguns costumam dizer, a consciência individual com o espírito ou consciência universal.

Não se sabe ao certo quando, mas o surgimento do yoga foi na Índia há pelo menos 5000 anos e, pelo o que dizem os estudiosos, sempre foi conhecida como um sistema holístico, que trabalha o corpo e a mente em equilíbrio.

A base dessa prática não poderia ser diferente e tem os princípios físicos e mentais indianos, por conta disso foram, e são até hoje, bastante influenciadas pelas crenças e filosofias budistas e hinduístas.

Como funciona o yoga para iniciantes?

Ao começar a estudar a prática, é comum ficar perdido com a quantidade de nomes, posições, movimentos…Mas, como já dissemos, vá com calma. Aos poucos o universo do yoga vai ficando mais claro.

O principal objetivo do yoga é te auxiliar nessa busca de acalmar os pensamentos e buscar o equilíbrio corporal e mental, para que isso aconteça, é necessário dominar os seus movimentos, equilibrar os chakras e as glândulas.

O yoga para iniciantes e até para os grandes mestres yogues, tem esse mesmo objetivo em comum, porém, existem formas diferentes de alcançá-lo, e essas formas variadas acabaram dando origem às várias linhas de yoga. As principais são:

  • Bhakti Yoga
  • Hatha Yoga
  • Jñana Yoga
  • Karma Yoga
  • Kriya Yoga
  • Raja Yoga
  • Raja Vidya Yoga
  • Siddha Yoga
  • Swásthya Yoga
  • Kundalini Yoga
  • Prakriti Yoga
  • Ashtanga Vinyasa Yoga
  • Iyengar Yoga

Lembrando que essas não são todas as linhas que o yoga possui, mas essas são as principais e mais famosas.

Como começar a praticar?

mulher praticando yoga para iniciantes

Para começar a prática de yoga par ainciantes é preciso paciência,

O yoga para os iniciantes pode ser meio assustador, como dissemos, existindo muitas crenças para assimilar e colocar em prática, mas um dos passos principais para quem quer começar a praticar o yoga é:paciência.

Não queira começar já dominando a arte da respiração, da concentração ou praticando as posições mais complexas. Dê início aos exercícios por aquilo que você considera o mais simples e, depois, com o tempo vá aumentando as dificuldades.

Um exercício simples e perfeito para quem está começando a se aventurar no yoga é o de respiração. Inspire por um tempo determinado e depois solte o ar no dobro do tempo da inspiração, ou seja, se você inspirou por três segundos, vai soltar o ar por seis.

Com o passar do tempo vá aumentando esses tempos, depois de um período praticando esse exercício regularmente você ficará orgulhoso de perceber a sua melhora. Mas, de novo, tenha paciência e conheça as suas limitações.

A partir do momento que conhecer as suas limitações, vai ficar mais fácil perceber quando é possível tentar superar algumas delas. Vá com calma, mas não desista nunca de tentar aprimorar a sua técnica. Essa dica vale tanto para quem está começando hoje quanto para quem já pratica o yoga há anos.

Existe alguma contraindicação?

Uma das maiores dúvidas sobre o yoga para iniciantes é se a prática pode ser feita por todos. A resposta é que sim, pode ser praticado por quem quiser, mas é preciso saber o que o praticante está almejando ao começar a fazer o yoga.

Afinal de contas, se o intuito é único e exclusivamente emagrecer, talvez essa não seja a prática mais indicada pra você.

Além disso, é necessário sempre, independentemente do tipo de exercício que irá fazer, verificar o seu estado de saúde. Só assim você estará mais seguro para poder fazer o que quiser.

Outro detalhe que é preciso verificar é o seu biotipo, pois com ele e com o estado de saúde em ordem, ficará mais fácil determinar qual o estilo da prática ou a linha de yoga que você deverá seguir.

Caso sinta algum desconforto enquanto estiver se exercitando, converse com o seu mestre yogue e procure ajuda médica.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história, os benefícios e as contraindicações, que tal aprender um pouco mais sobre o yoga na prática?

Yoga para inciantes na prática

meulher fazendo pose de yoga para iniciantes

Na prática a yoga para iniciantes pode parecer difícil.

Antes de explicar como o yoga de fato funciona, vale o lembrete que todo exercício físico oferece riscos, seja aquela corridinha no parque, o esporte do final de semana ou até mesmo um alongamento, mas se você comparar o yoga com cada um deles vai notar que a prática do yoga é muito mais tranquila e segura, desde que a aula seja bem conduzida.

Para evitar qualquer problema no yoga para iniciantes, fizemos uma seleção do cinco erros mais comuns e fáceis de evitar que os praticantes de yoga mais cometem, seja os que estão começando ou os que já fazem isso há anos.

Conheça os cinco erros muito comuns do yoga para iniciantes

  • Nas posições em que os braços são colocados acima da cabeça, é comum cometer o erro de encostá-los nas orelhas. Se você fizer essa posição o seu trapézio e o pescoço ficarão tensionados e essa posição errada pode lhe dar dores de cabeça. Para corrigir a posição, coloque os ombros para trás, deixando um espaço entre a cabeça e os braços.
  • Não respeitar que as suas articulações tem um limite, principalmente quando for fazer as posições em que precisa flexionar os joelhos. Para corrigir é fácil, fique atento sempre ao dobrar os joelhos e ele passar da linha do tornozelo, isso quer dizer que você está jogando muito peso neles. Volte a posição um pouco para diminuir o peso sobre eles.
  • Nas posições onde você precisa virar o rosto pra cima, tome cuidado. Nunca deixe a parte de trás da sua cabeça encostar na base da nuca. Deixe sempre ao menos 3 a 4 dedos de folga para que essa pressão não machuque o seu pescoço.
  • Fazer pressão nas articulações também é um dos erros mais comuns do yoga para iniciante. Normalmente, esse tipo de problema acontece quando se faz posições em que as pernas estão 100% esticadas. A pressão acontece nos joelhos, e para corrigir é super fácil, dobre um pouco as pernas e pronto.
  • Já nas posições de alongamento, como a famosa “cachorro olhando pra baixo”, é comum priorizar o alongamento das pernas e esquecer das costas. Toda vez que isso acontece você está indo além do que deveria, para corrigir é necessário dobrar os joelhos para dentro, isso deixará a suas costas mais ereta.

Quais são os benefícios do yoga para iniciantes?

mulher executando posição de torção de yoga

A yoga pra iniiciantes traz muito benefícios ao corpo.

Você já parou pra pensar em quais e quantas vantagens a prática do yoga pode trazer para a sua vida? O yoga para iniciantes é um mundo novo que se abre para a sua saúde física e mental.

Tanto para mulheres quanto para os homens, o yoga tem um papel muito importante, porque trabalha o corpo e a mente de uma forma única e interligada, com exercícios que ajudam a controlar o estresse, a ansiedade, as dores no corpo e na coluna, a melhorar, e muito, o equilíbrio e de facilitar o emagrecimento.

Lembrando que o foco do yoga não é te fazer perder peso, mas como todo e qualquer exercício físico, ele pode te ajudar nessa missão. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre tudo que o yoga para iniciantes pode oferecer, fizemos uma lista de alguns excelentes benefícios:

  • Diminui o estresse e ansiedade
  • Ajuda no condicionamento físico
  • Ajuda no emagrecimento
  • Alivia dores corporais
  • Melhora o sono

Como já dissemos, o estresse é um problema constante na vida de quase todos os brasileiros, não é mesmo? E com a ajuda da meditação que é praticada durante o yoga você poderá desacelerar e, por consequência, relaxar.

O yoga para iniciantes irá te ensinar a arte da meditação, e ao meditar da forma correta, o praticante foca no presente e desocupa a mente dos problemas do passado e dos que ainda estão por vir, por conta disso a ansiedade fica muito mais controlada.

Com os exercícios, técnicas e posições feitos durante as aulas, você pode melhorar a sua resistência e fortalecer os seus músculos. O yoga para iniciantes começa com um estilo menos intenso, mas com o passar do tempo você irá aumentando essa intensidade e fortalecendo cada vez mais o seu corpo e a mente.

Quando falamos que o yoga ajuda a emagrecer, é porque com a meditação você controla a sua ansiedade e diminui a vontade de comer por impulso. Além, como já foi dito, com os exercícios você será capaz de fortalecer seus músculos e até perder gordura.

O yoga para iniciantes ajuda o praticante a ter maior consciência corporal, por consequência, a postura melhora e os movimentos ficam mais fluídos, afinal você terá uma percepção muito maior do seu corpo.

E para os que têm problemas com insônia, o yoga além de te deixar mais relaxado e tranquilo, também pode aumentar a produção de melatonina, que é o hormônio que regula o ciclo do seu sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade.

Onde praticar o yoga?

O ideal é que o yoga para iniciantes seja praticado, pelo menos no começo, em um lugar especializado nas técnicas dessa prática milenar. Procure um lugar em que você se sinta bem e à vontade, converse com o mestre yogue e pratique as posturas corretamente.

Depois de um tempo, sempre que quiser, poderá praticar em casa. Mas lembre-se de tomar os devidos cuidados e nunca tentar alguma postura ou técnica desconhecida sozinha. Sempre converse com um profissional antes.

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