A festa infantil é um dos eventos mais divertidos de se organizar, afinal de contas você pode deixar solta a sua imaginação e transformar qualquer coisa em uma tema novo e super divertido!

Fora que a festa infantil não é só para as crianças, muitos adultos também adoram uma boa festinha regada a salgadinhos, docinhos e, é claro, se divertem vendo as milhares brincadeiras, além de, muitas vezes, irem aos brinquedos junto com os pequenos.

Mas para que toda essa diversão esteja garantida sem que haja dores de cabeça, é preciso uma certa preparação e muito planejamento para que tudo aconteça do jeito que você e o seu pequeno imaginaram, no tempo certo.

Como organizar a melhor festa infantil?

balões de festa infantil

Para organizar uma festa infantil é preciso atentar se aos detalhes.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas preciosas de como organizar e fazer a decoração de uma festa infantil em alguns passos. Vamos lá?

Defina a data, o número de convidados e o local

Como passo inicial do planejamento, defina quando a tão sonhada festinha será realizada. Sabemos que você deve estar pensando que a data já está certa, afinal é o dia em que a criança nasceu, mas por mais legal que seja comemorar no dia do aniversário, muitas vezes não será possível.

Se o dia no aniversário cai no meio da semana, fica mais complicado a presença de grande parte dos convidados e acaba limitando a duração da festa, principalmente porque no dia seguinte muitas pessoas precisam ir trabalhar e a festinha terá que acabar mais cedo.

Por isso, o ideal é escolher sempre o final de semana mais próximo, assim, grande parte dos seus convidados poderão ir e as crianças irão aproveitar pelo máximo de tempo que puderem.

Depois de definida a data e antes de escolher o local do evento, faça a lista dos convidados para que você possa ter noção do tamanho da festa, porque este deve ser proporcional ao espaço que você pensou.

Com a quantidade aproximada de convidados, está na hora de começar a pesquisar os locais para a sua festa infantil. Se você quiser economizar, a dica é organizar o evento em sua própria casa ou no local de eventos do seu condomínio.

Caso você possua um orçamento maior ou pretenda convidar muitas pessoas, o melhor é alugar um salão de festas, para que todos possam ficar a vontade e aproveitar muito a festa, sem que haja problemas de falta de espaço ou não ter onde sentar.

Ter espaço suficiente é necessário para que as crianças possam brincar livremente, os adultos possam permanecer próximos aos seus filhos e, é claro, precisa ter lugar para servir as comidas e as bebidas.

Outro item indispensável para qualquer tipo de festa que você pretenda fazer são os banheiros, pois ninguém quer inconvenientes na festa infantil de seu filho.

Escolha o tema da festa infantil

artigos para festa infantil

Uma festa infantil tem sempre um tema.

Esse é um momento muito especial no planejamento, porque o tema é sempre relacionado a algo que o aniversariante se identifica muito. Justamente por causa disso, é interessante que ele participe da escolha, dependendo de sua idade, é claro.

Depois de definido o tema, está na hora de começar a pensar em como será a decoração. Se for uma festinha mais simples, invista em objetos que tenha a cor do tema ou remeta aos personagens, quando for possível.

Se a festa infantil for mais elaborada, trabalhe em objetos do tema, como ursinhos de pelúcia, bonecos, quadros e suportes personalizados. Independentemente de ser simples ou não, o importante é soltar a imaginação.

Existem alguma áreas que merecem uma atenção redobrada na hora da decoração, são elas:

  • a entrada da festa
  • a mesa principal, onde normalmente fica o bolo
  • a mesa de comidas e de bebidas
  • o local onde serão colocadas as lembrancinhas

Aproveite bem os espaços do local, crie ambientes aconchegantes e divertidos para que todos, crianças e adultos, se sintam super à vontade durante a sua festa infantil.

Hora de fazer os convites

Assim que tiver em mãos a data, o número de convidados, o local e o tema, está na hora de pensar nos convites! Afinal de contas, uma festa infantil vazia não é nada divertida, não é mesmo?

Hoje em dia a maioria dos convites são enviados por whatsapp, e-mails ou outros métodos eletrônicos, aproveite e pegue esse gancho para dar uma economizada na verba, caso seja necessário. Mas se você for do time daqueles que gostam e fazem questão de entregar os convites em mãos, não tem problema!

Aproveite esse momento para sentar com o aniversariante e fazer um convite super personalizado e especial! Ou, se o tempo estiver apertado, existem vários convites neutros que você pode simplesmente preencher e entregar.

Não esqueça do cardápio

cupcakes para festa infantil

O cardápio da festa infantil é importante.

Se tem uma coisa que todo mundo espera em qualquer festa infantil, é a comida! Por isso, é importante pensar muito bem sobre qual cardápio você quer servir no dia. Veja com o aniversariante o que ele mais gosta e providencie, pois a festinha é dele!

Depois dessa conversa inicial, defina se você vai querer servir buffet ou docinhos e salgadinhos, estude o espaço que você tem também, porque não adianta querer um buffet gigantesco em um espaço muito pequeno.

Se no evento tiver muitas crianças e poucos adultos, prefira os salgadinhos e docinhos, pois crianças no buffet nem sempre é uma boa ideia, ainda mais se não tiver os pais ou responsáveis por perto para orientá-las.

Outro fator importante, são as bebidas! Preveja os problemas e prefira ter sempre um tipo de cada bebida para as crianças, como: água, suco, chá e refrigerante. Assim você poderá agradar a todos. Se a festa infantil tiver adultos, você também pode optar por ter bebidas alcoólicas.

O bolo

bolo de festa infantil com vela de 2 anos.

O bolo de uma festa infantil é o personagem principal depois do aniversariante.

Já parou pra pensar que sem o bolo a festa infantil deixa de ser uma festa de aniversário? Pois é, por isso dê bastante atenção a esse tópico!

O primeiro a se decidir quanto a esse tema é se você vai querer que o bolo que ficará na mesa seja o verdadeiro ou um fake. Dependendo se a festa for em um local aberto, se estiver muito quente ou se você quiser muitas coisas enfeitando o bolo, o ideal é optar por um que seja fake e pegar um bolo de copa, que é aquele que será servido aos convidados, mas não exposto.

Agora, se você não tem problemas com pasta americana, a temperatura do ambiente pode ser controlada, escolha o bolo verdadeiro para ficar na mesa, além de ser mais gostoso, as fotos da família cortando ficarão lindas.

Definido qual será o estilo do bolo, está na hora de escolher o sabor! Converse com o aniversariante e veja qual é o bolo que ele quer para essa festa infantil, mas tome muito cuidados com os sabores muito peculiares, às vezes pode não agradar muito os convidados e ninguém acabar comendo.

Encontre o equilíbrio entre o que o aniversariante quer muito e o que fará muito sucesso durante a festa! E lembre-se de não ser muito doce, ou os docinhos também serão esquecidos.

Hora da brincadeira

Todos que tem criança em casa, sobe a importância de estar preparado com algum brinquedo ou atividade. Os pequenos se entediam com muita facilidade, então é importante ter algumas coisinhas programadas para eles durante a festa.

Por mais que eles estejam rodeados de amiguinhos, é necessário ter algo que os distraiam durante a festa infantil. Se o seu intuito for uma festinha com poucos gastos, opte pelas brincadeiras clássicas, como:

  • jogos de tabuleiro
  • videogames
  • pega-pega
  • esconde-esconde
  • caça ao tesouro
  • oficina de pintura
  • massinha

São brincadeiras que não acabam mais, basta colocar a criatividade para funcionar que a sua festa infantil vai ser muito divertida!

Caso você queira e possa gastar, opte por um recreador. Dessa forma você pode ficar tranquilo que terá alguém 100% dedicado para alegrar e animar a festinha.

Outra opção muito boa, é alugar cama elástica, brinquedos infláveis e piscina de bolinhas, mas lembre-se que para qualquer um desses brinquedos é preciso a supervisão de um adulto o tempo todo para que não vire uma confusão ou ocorram acidentes.

Lembrancinhas

meninas em festa infantil

Você pode criar lembrancinhas para a sua festa infantil.

E é claro que as lembrancinhas não podem faltar na sua festa infantil! Mais uma vez esse é um item que precisa estar inspirado e colocar a criatividade para funcionar. Há muitas formas, estilos e propósitos para as lembrancinhas.

Você pode fazer os famosos saquinhos de docinhos para as crianças levarem, basta pegar um saquinho colorido, colocar chocolate, pirulito, balinha e, até mesmo, pequenos brinquedinhos, como apitos ou bolinhas de sabão.

Você também pode apostar na lembrancinha feita à mão. Você pode pedir ajuda ao aniversariante e fazer vários pirulitos de chocolate especialmente para os amiguinhos deles ou comprar caixinhas de MDF, pintar cada uma de um jeito e colocar docinhos e brinquedinhos dentro.

Agora se a verba for maior, está na moda fazer uma oficina de lembrancinha durante a festa, onde você pega um objeto, como uma caixinha ou camiseta e customiza durante a festa, porém para isso é necessário comprar os objetos e todos os apetrechos de customização.

O bom é que fazer essa oficina é que você já garante a diversão da festa infantil e a lembrancinha tudo de uma vez, o que pode ser vantajoso para quem está tentando diminuir os gastos.

O segredo da festa infantil perfeita

Para que a sua festa seja incrível a principal coisa que é necessária é a criatividade! Pense sempre nas crianças que irão aproveitar esse momento, sempre analise as brincadeiras e atividades pelo lado delas e acima de tudo faça com que tudo isso ocorra com segurança.

Leave a Reply