O Natal é uma das datas comemorativas mais aguardadas do ano. Afinal, as lembranças de um bebê ajudando a colocar os primeiros enfeites em uma árvore ou da família toda reunida ao redor de uma mesa farta valem por uma vida inteira. Para deixar esses momentos ainda mais especiais, nós separamos algumas ideias de decoração de Natal para você colocar em prática ainda este ano.

Significado da decoração de Natal

Quando você pensa em decoração de Natal, o que vem em primeiro na sua cabeça? Uma árvore cheia de bolas? Um presépio? Presentes? Papai Noel?

Com certeza, um dos fatores que transformam o Natal em uma data tão especial é justamente os inúmeros artigos que ele traz consigo.

Existem opções de decorações para todos os gostos, ambientes da casa e o que é mais importante: para todos os bolsos! Basta soltar a criatividade e caprichar.

E esta é a nossa função: ajudá-lo a fazer uma linda decoração de Natal, mesmo dispondo de um baixo orçamento. Antes de revelarmos algumas dicas, no entanto, vamos apresentar o significado de alguns dos elementos mais utilizados durante esta época do ano, segundo o feng shui – uma arte milenar de harmonização de ambientes.

Ter essa informação é muito legal para que você saiba exatamente a mensagem que quer transmitir com a sua decoração de Natal. Então, confira!

Guirlanda

decoração de natal: guirlanda pendurada na porta

Guirlandas são um símbolo da decoração de Natal.

A guirlanda é um enfeite que anuncia, para quem está de fora, que aquela casa está em clima de Natal. Normalmente pendurado na porta de entrada, este artigo é utilizado há centenas de anos.

Em Roma, as guirlandas tinham como objetivo atrair saúde aos moradores da casa. Já na Índia, ela era uma forma de dar as boas-vindas aos visitantes. Hoje, além de ser um belo item de decoração de Natal, ela representa sorte e prosperidade.

Árvore de Natal

decoração de natal: árvore de natal

A árvore de Natal é um dos maiores símbolos decorativos dessa festa.

A árvore de Natal compete com o Papai Noel no quesito popularidade. Em sua essência, a árvore é um símbolo da vida, do nascimento, do crescimento e da união. Já a árvore de Natal como conhecemos hoje, cheia de bolas e lindos enfeites, representa os frutos que desejamos colher no próximo ano, além de significar também prosperidade.

Um fato curioso é que os pinheiros são as únicas árvores que mantém as suas folhas intactas mesmo no inverno. A sua força e vitalidade têm tudo a ver com a esperança que é tão presente no Natal.

Presentes

decoração de natal: presentes

Os presentes podem fazer parte da decoração de Natal.

Não tem nada melhor do que poder presentear e ser presenteado por quem a gente ama, não é mesmo? Talvez, essa troca de carinho seja um dos maiores motivos pelos quais o Natal seja considerado uma data tão especial.

Mas você já parou para pensar que um presente, por menor que seja, pode representar uma forma de desejar boa sorte e prosperidade para alguém? Isso é o que o feng shui acredita!

Além disso, esta arte milenar também afirma que uma árvore de Natal decorada e cheia de presentes em sua base é uma forma de atrair tudo aquilo que você deseja para a sua vida. Inclusive, é possível apostar em cores específicas para atrair determinadas energias. Confira algumas delas:

  • Vermelho: vitalidade, movimento, amor e paixão;
  • Rosa: ternura, romance e amor;
  • Amarelo: oportunidades, riqueza e sabedoria;
  • Branco: espiritualidade, paz e amor;
  • Verde: saúde e riqueza;
  • Dourado: fama, riqueza e sucesso;
  • Prata: sucesso, fama e brilho;
  • Azul: calma, paz e harmonia;
  • Laranja: comunicação, vitalidade e alegria;
  • Roxo: poder e fama.

Estrela

decoração de natal: estrela

A estrela é umd os maiores símbolos da decoração de natal.

Há centenas de anos, as estrelas são utilizadas como “bússolas naturais”, isso é, elas são consideradas guias para indicar uma direção, um sentido. No âmbito religioso, estes astros representam a própria luz de Deus em nossas vidas, que ilumina nossos caminhos, nos mostra o sentido correto a ser seguido.

Durante a época do Natal, a estrela pode representar vitória, novas oportunidades, sucesso, sorte e prosperidade para as festas natalinas, bem como para todo o novo ano que está se aproximando.

Com um significado tão poderoso, fica fácil de entender porque, normalmente, as estrelas ocupam o espaço de maior destaque das árvores de Natal, não é mesmo?

Papai Noel

decoração de natal: papai noel

O papai noel não pode faltas na decoração de natal.

O Papai Noel é o maior símbolo do Natal em todo o mundo. Segundo o feng shui, a imagem do bom velhinho chegando em um trenó cheio de presentes é uma ótima forma de representar tudo que desejamos ganhar no novo ano que vai começar.

Vela

decoração de natal: velas

As velas não podem faltar na decoração de natal

A vela tem um significado espiritual muito forte. O que o feng shui acredita é que ela representa a própria presença de Jesus, uma grande luz que veio para iluminar o mundo.

Uma vez que o Natal celebra o nascimento de Jesus, nada mais justo que Ele esteja simbolicamente representado e presente nas festividades de final de ano.

Presépio

decoração de natal: presépio

O presépio é uma decoração de natal muito tradicional.

Apesar de o Natal ser uma data ligada à religião, o presépio é o único símbolo natalino que se baseia puramente nos Evangelhos, reproduzindo com detalhes o cenário onde Jesus nasceu – por isso, é uma ótima forma de representar a fé e o verdadeiro significado desta data.

Nesta decoração de Natal, os elementos indispensáveis são a manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José, um bebê e uma cabana.

Meias

decoração de natal: meias na lareira

As meias na lareira para colocar os presentes são uma tradição da decoração de natal.

No Brasil, elas não são muito populares, mas com certeza você já as viu em algum filme americano, penduradas em frente a uma lareira.

Além de serem mais um encantador enfeite de Natal, as meias possuem muitos significados e o mais popular deles é que elas estão ligadas à atração de prosperidade, riqueza e boa sorte.

Dicas de decoração de Natal

Agora que você já conhece o significado dos principais símbolos do Natal e sabe o que eles podem atrair para esta data tão especial e também para todo o ano que está por vir, chegou a hora de colocar a mão na massa e caprichar nos itens de decoração.

Confira algumas dicas fáceis, bonitas e que cabem em todos os bolsos:

Para a noite da ceia

vidros iluminados como decoração de natal

Os vidros com pinhas e luzes ficam lindo enfeitando a mesa da ceia de natal

Melhor que uma mesa farta durante a ceia, só mesmo uma mesa farta e muito bem decorada. Uma ideia para caprichar na apresentação, é fazer arranjos utilizando pinhas, ramos de pinheiros, bolas e velas.

Outra opção é utilizar vasos de vidro para preenchê-los com bolas, pinhas, velas, pisca-pisca e tudo mais que a sua imaginação permitir.

As taças também podem compor lindos artigos de decoração de Natal. Basta preenchê-las com bolas e outros tipos de enfeites da sua preferência e, depois, virá-las de cabeça para baixo. Para finalizar, coloque sobre a sua base uma vela.
O ideal, neste caso, é fazer uma composição com diferentes taças. Assim, o efeito final será mais bonito e elegante!

Não quer gastar com enfeites? Utilize os próprios alimentos para serem artigos de decoração de Natal durante a sua ceia. Com um pouco de criatividade, você pode transformar a tábua de petiscos e frios em uma linda guirlanda.

Com três itens diferentes e pouquíssimo dinheiro você pode fazer um simpático e aromático porta-guardanapos. Um cordão rústico, um ramo de pinheiro ou alecrim e um pauzinho de panela já deixam os guardanapos com uma outra cara, muito mais elegante e bonita!

Guirlandas

guirlanda como decoração de natal

As guirlandas podem ser feitas de muitos materiais diferentes.

Como falamos acima, normalmente, as guirlandas são colocadas nas portas de entrada das casas para dar boas-vindas aos visitantes e também para transparecer do lado de fora o espírito natalino dos ambientes internos.

Porém, quando o assunto é decoração de Natal não existem regras, nem limites: o legal é mesmo soltar a criatividade!

Então, se você tem em casa várias guirlandas diferentes ou deseja confeccionar mais de uma com as ideias que você irá conferir a seguir, sem problemas. Afinal, este artigo também fica lindo nas janelas, lareiras e sobre os móveis, como em uma cristaleira, por exemplo.

Vamos às ideias!

Você pode fazer uma guirlanda utilizando pequenas caixinhas. Basta encapá-las com papéis de presente natalinos, finalizar com fitinhas e, depois, colar uma caixa sobre a outra, fazendo o formato redondo deste artigo de decoração de Natal.

É possível até montar uma guirlanda de petiscos, ou você também pode fazer uma versão doce desta linda decoração de Natal. Para isso, você precisa comprar um isopor e cortá-lo no formato de uma guirlanda.

Depois, basta escolher o efeito e as cores que você deseja utilizar. Por exemplo, se quiser montar uma linda guirlanda branca, aposte nos marshmallows brancos. Se quiser algo mais colorido, invista em jujubas e balas de goma. Para fixar os doces no isopor, utilize palitos de dente.

Se preferir, você pode montar uma guirlanda com doces embalados, como bombons Sonho de Valsa ou balas que imitam um morango. Neste caso, utilize a cola quente para manter os doces presos à base de isopor.

Que tal utilizar os próprios itens de decoração de Natal para criar um novo? Se você pegar um arame, enchê-lo de bolas e fizer o formato redondo, você terá uma linda guirlanda para decorar a sua casa.

Árvore de Natal

árvore de natal decorando a sala

Árvores de natal podem ser decoradas com o que você imaginar.

A árvore de Natal é um item indispensável nesta época do ano. Está com o orçamento baixo e e, por isso, ainda não montou a sua? Então, aqui vão algumas ideias diferentes, criativas e baratas para você se inspirar e montar o seu pinheirinho hoje mesmo!

A primeira ideia é usar gravetos para montar uma árvore na parede da sua casa. Escolha alguns de diferentes tamanhos. Você também pode usar um podador para ajustar o formato e deixar o acabamento mais bonito.

Una cada um dos gravetos com barbante ou outro material de sua preferência, como uma fita, por exemplo. Finalize amarrando bolas e enfeites, colocando um pisca-pisca e pendurando a sua nova árvore em um ganchinho fixo na parede.

Todo mundo tem fotos em casa! Que tal, então, utilizar essas lembranças de bons momentos para transformá-las em uma decoração de Natal superespecial?

Reúna suas fotos preferidas e cole-as na parede, usando uma fita dupla-face, até fazer o formato de uma árvore.

Finalize, criando uma estrela para o topo do pinheirinho (utilizando um papel colorido) e, com a ajuda de uma fita adesiva, prenda o pisca-pisca junto às fotos.

Depois é só contemplar a beleza da sua nova decoração de Natal, enquanto recorda de alguns dos melhores momentos da sua vida.

Quem disse que a árvore de Natal precisa, necessariamente, ser verde e cheia de folhas? Existem diversas opções que provam que um galho seco também garante um efeito espetacular.

E o melhor é que você só precisa de um vaso, um galho (que você encontra em qualquer lugar, sem precisar pagar nada) algumas bolas e pisca-pisca. O resultado final é esse que você pode conferir abaixo. Lindo, não é mesmo?

Decoração de Natal para comer

decoração de natal com biscoitos natalinos

Há várias maneiras de fazer decoração de natal com alimentos.

Nós já ensinamos como montar uma guirlanda com alimentos doces e salgados, agora vamos dar outras dicas para você fazer bonito na noite de Natal e ainda agradar o estômago dos seus familiares e convidados.

Cakepop de boneco de neve

Os cakepops são opções gostosas, fáceis de fazer e que podem deixar a decoração de Natal ainda mais fofa, principalmente na noite da ceia. Mas, se preferir, você pode aproveitar também os dias de férias das crianças para levá-las para a cozinha. Dessa forma, elas se divertem enquanto colocam a mão na massa e ainda garantem um delicioso lanche da tarde.

Para fazer os cakepops de boneco de neve, você precisa preparar um bolo simples de massa branca. Assim que estiver pronto, esfarele com as mãos e misture doce de leite, até que vire uma massa que desgruda da sua mão.

Depois que você acertar o ponto da massa, comece a modelá-la formando várias bolinhas (um pouco maiores que um brigadeiro).

Derreta uma barra de chocolate branco e passe por ele a ponta de palitos de churrasco. Em seguida, espete-os nas bolinhas de bolo e leve todas para geladeira por aproximadamente uma hora.

Agora é só fazer a decoração! Mergulhe as bolinhas no chocolate branco e espere endurecer. Quando estiver pronto, faça o rostinho do seu boneco de neve com corante alimentício.

Brownie do Papai Noel

Outra ideia criativa é decorar pequenos brownies com a touca do Papai Noel. Fazer isso é muito fácil!

Prepare o seu bolinho em uma forminha pequena de cupcake (pode ser um bolo de qualquer sabor ou um brownie). Depois que estiver pronto e frio, coloque uma camada de chantilly ao redor do topo da massa.

Para finalizar, acrescente um morango sobre a decoração e finalize com um pontinho de chantilly. Quanto mais bonitos e vermelhinhos os morangos estiverem, mais bonito será o resultado final.

DICA: Se optar por preparar um bolinho tradicional, ao invés de um brownie, você pode colocar um recheio surpresa, como doce de leite ou brigadeiro, por exemplo.

Suspiro de árvore de Natal

Vai preparar uma receita para o Natal que só utiliza a gema dos ovos? Aproveite a clara para preparar deliciosos suspiros. Antes de levar para assar, misture corante verde e, utilizando o bico de confeitar, faça o formato de árvores de Natal. Para finalizar, decore com confeitos.

Além de gostoso e de ser uma ótima opção de decoração de Natal, ainda é uma lembrancinha fofa para presentear quem você ama.

Boneco neve de biscoito

A última dica de Decoração de Natal também vai para as crianças, afinal, elas vão amar fazer e comer biscoitos de bonecos de neve.

Para preparar, compre biscoitos Oreo e espete o palito de churrasco no recheio. Depois, mergulhe cada um deles no chocolate branco, espere endurecer e desenho o rostinho do boneco de neve com corante alimentício.

DICA: Você pode escolher também um biscoito sem recheio da sua preferência e unir as duas partes com creme de avelã, brigadeiro ou doce de leite. Utilize a mesma técnica para enfeitar!

Gostou de conhecer as nossas dicas de Decoração de Natal? Então, agora é só colocá-las em prática e curtir essa data especial, recebendo elogios pelo capricho e criatividade!

Leave a Reply