Você é do tipo de pessoa que adora uma festa, aproveita qualquer motivo para celebrar, mas sempre tem que “colocar o pé no freio” por causa dos gastos altos? Então, esse conteúdo é dedicado especialmente à você! Afinal, iremos apresentar algumas opções de decoração de festa para você surpreender seus convidados, sem precisar gastar muito.

Quer algumas inspirações? Então, vem com a gente!

Decoração de festa infantil

decoração de festa infantil com balões

A decoração de festa infantil não precisa ser cara para ser linda.

As festas de criança estão ficando cada vez mais elaboradas. Alguns pais passam o ano todo economizando para caprichar no aniversário de seus pequenos. E embora os temas sejam infantis, as decorações dão um show à parte, bem como as comidinhas e doces, que estão cada vez mais variados e sofisticados.

Se você não dispõe de um grande orçamento, não se preocupe! Com pouco dinheiro, mas muita dedicação, você consegue fazer uma festinha inesquecível para o seu filho.

Para começar, é importante definir o que você precisa para fazer uma decoração de festa infantil incrível. Então, confira!

1) Escolher o tema da festa

Se você tiver um tema definido, fica muito mais fácil traçar quais cores e enfeites você pode (e deve) utilizar, para que a sua festinha comece a ganhar forma.

É importante lembrar que a personagem principal da festa deve ser a criança, por isso, perguntar qual tema ela quer para o seu aniversário é essencial, assim como incluí-la nos preparativos (se ela já tiver idade para isso).

Essa é uma forma de poder dividir o trabalho e ensinar uma valiosa lição para o seu filho (ou filha), afinal, quando tudo estiver pronto, ele saberá exatamente como foi trabalhoso e valorizará muito mais cada detalhe da festa.

É válido lembrar que, mesmo com um pedido específico do aniversariante, nada impede que você adapte o tema para algo mais fácil de ser realizado – que, por vezes, pode gerar um resultado muito mais criativo e surpreendente do que algo mais óbvio e comum.

Por exemplo, se você tem uma filha que gosta das princesas e também de se divertir na cozinha, uma ideia é fazer uma festa com a temática “Chá das Princesas”. Com esse tema, você consegue utilizar mais elementos do que apenas a imagem das princesas (que costumam custar caro).

Você pode, por exemplo, utilizar rosas, louças e livros para remeter à Bela, maçãs para remeter à Branca de Neve e sapatinhos e abóbora para trazer o universo da Cinderela para a festa – ou seja, você pode utilizar elementos que pode conseguir na sua casa ao invés de comprar em lojas especializadas.

Ainda para este tema, você também pode economizar com as comidas, afinal, apenas com bolo, biscoitinhos, sanduíches, já é possível fazer um delicioso chá da tarde para as coleguinhas da sua pequena.

2) Aproveite itens que você já tem em casa

Uma coisa é fato: quanto mais objetos você conseguir garimpar na sua casa para montar uma decoração de festa, seja ela infantil ou não, mais baratos sairão os custos para você, no final das contas.

Então, seja muito criativa e não tenha preguiça de bagunçar um pouco a casa em prol do seu evento. Vale também pode pedir a ajuda da família e amigos para que eles emprestem alguns itens que possam contribuir com o tema do aniversário.

E quando falamos em soltar a criatividade e bagunçar um pouco a casa, não estamos falando apenas em tirar vasos e pequenos objetos da cozinha do lugar. Na verdade, qualquer item é válido, até mesmo móveis.

Afinal, se combinar com o tema, uma cadeira de balanço ou uma poltrona pode dar um charme a mais em uma decoração de festa infantil. Uma cristaleira, para colocar as lembrancinhas e outros itens decorativos, também pode fazer toda a diferença.

3) Invista em artigos que você poderá utilizar mais de uma vez

O grande problema das festas, de uma forma geral, é que tudo é muito perecível: quando o evento acaba, grande parte das decorações vão para o lixo – o que significa que, no final das contas, muito dinheiro está sendo jogado fora.

Uma boa opção para evitar esses desperdícios é investir em itens que você poderá usar em outras festas e até no seu dia a dia. Por exemplo, ao invés de gastar com decorações de papel, por que não investir um pouquinho mais e comprar algumas louças bonitas?

Pode ser que o custo final seja maior, mas a durabilidade e a versatilidade dos produtos fazem o gasto valer a pena. Afinal, você pode comprar bandejas, boleiras, taças e outros artigos e, ano após ano, reinventar a forma de utilizar cada um deles. Em um ano, a boleira pode acomodar o bolo, no próximo, alguns docinhos diferentes e em um terceiro, acomodar um item de decoração.

Caixas de madeira (aquelas de feiras) também são ótimas aquisições. Elas podem ser utilizadas de diferentes formas em uma decoração de festa e você ainda tem a opção de customizá-las, para deixá-las com uma cara nova a cada evento.

Uma boa dica é adquirir peças que combinem com qualquer ocasião e não aquelas com uma cara mais infantil. Assim, você poderá utilizá-las, realmente, em qualquer situação, desde o dia a dia, até outros eventos, como jantares com a família e chás de bebê e de panela.

4) Transforme os docinhos e salgadinhos em itens de decoração

Docinhos e salgadinhos não podem faltar nas festinhas infantis. Já que eles são indispensáveis, por que não os transformar em itens de decoração? Em copinhos transparentes, você pode desenhar dois olhinhos com a expressão brava e uma boca. Para preenchê-lo, prepare um delicioso brigadeiro branco e utilize corante verde para tingi-lo. Pronto! Você tem um incrível brigadeiro do Hulk para decorar a festa do seu pequeno.

Você também pode fazer um delicioso brigadeiro tradicional para servir em copinhos. Para dar um toque especial, esfarele algumas paçocas sobre o doce e enfeite com um coqueiro. Basta imprimir o desenho em um papel e, depois, cortar e colar em um pedaço de palito de churrasco, para mantê-lo em pé dentro do potinho. O resultado será um incrível artigo de decoração para uma festa da Moana ou para uma festa tropical.

Outra ideia é utilizar as cores da festa para confeitar os seus docinhos. Para criar uma apresentação incrível, enrole três sabores diferentes, decore cada um deles com uma cor de confeito e os espete em um palito.

Depois, basta colocar um enfeite (como um lacinho, por exemplo) e decidir como vai servir: você pode tanto colocar os “espetinhos doces” em copinhos, quanto organizá-los em um pratinho, por exemplo.

Também é possível utilizar balas de goma para montar esses espetinhos e arrasar na decoração de festa infantil. Além de ser uma ideia prática e bonita, você mesma pode fazer, gastando pouco dinheiro.

Decoração de festa para Chá de Bebê

decoração de festa para chá de bebê com cakepops e cupcakes

A decoração de festa para chá de bebê pode ser criativa.

Normalmente, os Chás de Bebê são realizados em um momento de grana curta. Afinal, para a chegada de um neném, é preciso comprar roupinhas, móveis, fraudas… Uma infinidade de coisas que acabam deixando o orçamento bem pequenininho para a organização da festa.

Mas isso não significa que você não possa fazer um. Mesmo porque, nessas fases de economia, ganhar presentes é sempre uma ótima ideia.

O convite é um dos primeiros itens que você precisa pensar na hora de organizar um Chá de Bebê. Uma opção é mandar o convite via WhatsApp! Se você tem habilidades em fazer layouts no computador, você mesma pode fazer o convite do seu Chá de Bebê e enviá-lo para os seus contatos! Assim, não terá nenhum gasto com essa etapa do evento (o que significa que sobrará mais dinheiro para outras finalidades).

Se não conseguir fazer sozinha, conte com a ajuda da internet! Na web existem diversas opções prontas para você comprar por um preço bem em conta.

Vale lembrar que essa parte de definição do convite é fundamental para uma decoração de festa bem-sucedida. Isso porque, quanto mais pessoas você chamar, maior o espaço do evento precisará ser e, consequentemente, mais elementos de decoração e mais mesas com toalhas e enfeites de centro você precisará organizar.

Outro ponto importante sobre a definição do convite é que ele irá transmitir toda a essência da festa. Sendo assim, o ideal é que ele já possua as cores e os elementos que você utilizará no seu chá.

Ideias de decoração para chá de bebê

Uma dica infalível para economizar com a decoração do seu Chá de Bebê é utilizar os itens que você já comprou para a chegada do seu filho ou filha. Até porque, coisas de crianças são tão bonitinhas que já valem mais do que qualquer enfeite sofisticado, não é mesmo?

O bolo de fraudas, por exemplo, está super em alta e é uma forma de não precisar se preocupar em comprar ou gastar com um bolo de verdade ou outro tipo de decoração para o centro da mesa principal do seu evento.

Basta enrolar as fraldas e uni-las com fitas da cor da sua festa. Você pode fazer um bolo com dois ou três andares. Para enfeitar o topo, utilize um par de sapatinhos. Fica lindo!

Outra dica fofa é fazer um varal com as roupinhas ou as meinhas do bebê. Com certeza, todo mundo vai amar e você não vai precisar de nada, além de um barbante e alguns grampinhos.

Lembre-se sempre que decoração de festa pede bexiga e, em um Chá de Bebê elas têm tudo a ver. Então, use e abuse destes enfeites. Além de serem baratas, na internet você encontra diversas inspirações para sair do óbvio, mesmo usando uma das coisas mais clássicas que existem quando o assunto é eventos que envolvem crianças (incluindo aquelas que ainda estão na barriga da mamãe).

Decoração de festa de Chá de Panela

decoração de festa para chá de panela barata

É possível fazer uma decoração de festa para chá de panela com pouco orçamento.

O mesmo acontece com os Chás de Panela. Realizados, na maioria das vezes, poucos dias ou semanas antes do casamento, a verba para organizar esse evento costuma sempre ser menor do que o desejado. Isso que não significa, no entanto, que você tenaha que deixar de fazer.

Assim como no Chá de Bebê dá para incluir itens do neném na decoração, no Chá de Panela é possível incluir vários artigos de cozinha (pode ser dos pais dos noivos, inclusive) para fazer uma decoração de festa incrível e que cabe no bolso.

Uma boa ideia é aproveitar panelas, batedeiras, potes de conserva e até raladores para os transformarem em vasos. Para isso, é claro, você vai precisar de arranjos de flores – mas o lado bom é que você pode comprar aquelas mais baratinhas ou até mesmo pedir para pegar no jardim de algum conhecido.

Vale lembrar que as flores estão super em alta neste tipo de evento, e não é para menos. Afinal, elas dão charme, volume e cor na decoração, além de ajudarem a construir a atmosfera romântica que esse tipo de festa pede!

No entanto, se você quiser algo menos colorido (e ainda mais barato) para a decoração da sua festa, vale considerar investir em algumas suculentas. Além de serem lindas e uma tendência, com pouco dinheiro você consegue comprar dezenas delas – e ainda utilizá-las até como decoração de bolo, de tão versáteis que são!

Uma outra ideia legal para se inspirar na hora de decidir a decoração da festa que antecede o casamento é relacioná-la com alguma data comemorativa do ano. Por exemplo, vai fazer o seu chá de panela no mês de dezembro? Você pode aproveitar o início do Verão para fazer uma decoração bem tropical.

Para esse tipo de festa, você pode caprichar nas cores e frutas. Há algum tempo, o abacaxi virou item de decoração e ele pode estar no seu Chá de Panela, sendo utilizado como “copo” para drinks ou simplesmente como um enfeite. Uma ideia incrível é pintá-lo de dourado. O efeito fica lindo e diferente!

O que não pode faltar nessa decoração:

A chita é um tecido barato e indispensável para uma festa junina. Utilize-a para fazer bandeirinhas, toalhas de mesa e para envolver alguns alimentos.

Existem pequenos chapeuzinhos de palha que você pode utilizar para dar um up na apresentação dos doces de forma individual. A grande vantagem desse item de decoração é que, com pouco dinheiro, você consegue comprar vários deles.

Já os chapéus tradicionais podem virar vasos para as mesas dos convidados ou um local para armazenar os docinhos em quantidades maiores.
https://www.casar.com/cha-de-panela-com-o-tema-festa-junina/

O importante é usar a criatividade, buscar referências e tentar aproveitar ao máximo o que você já tem em casa ou aquilo que você consegue comprar em grandes quantidades, gastando pouco.

Decoração de festa de casamento

decoração de festa de casamento

Decoração de festa de casamento também pode ser simples e chique.

Não podemos falar sobre decoração de festa sem falar da mais importante: o casamento!

Estão cada vez mais em alta festas pequenas e intimistas. Por que, então, não aproveitar a tendência para imprimir a sua personalidade no evento, colocando a mão na massa?

Uma boa ideia é utilizar os potinhos de conserva para armazenar flores e velas. Para dar um toque especial, encape-os com renda e tente utilizar sempre um grupo de potes juntos. Assim, o resultado final fica muito mais bonito.

Você pode também usar e abusar das fotos! Além de contarem a história do casal de forma fofa, elas ainda se transformam em lindos varais e cortinas. Aposte neste item para deixar o seu evento ainda mais romântico.

Tem uma letra bonita? Utilize pequenos pedaços de madeira ou lousas para criar plaquinhas indicadoras, escrever frases de amor ou o nome dos noivos.

Por fim, crie o seu próprio porta-guardanapos, colocando galhos verdes e fazendo um laço com fio de sisal. Você também pode utilizar fitas da mesma cor dos outros elementos da festa, para fazer o pequeno arranjo. Fica simples, bonito, barato e romântico, do jeito que uma decoração de festa de casamento deve ser!

Com tantas dicas, ideias e inspirações, criar uma decoração de festa bonita e barata fica fácil! Então, use a sua criatividade e mãos à obra!

Leave a Reply