O tempo vai passando e novas profissões vão surgindo e tornando os serviços cada vez mais personalizados. Hoje já é possível, por exemplo, ter o seu personal trainer, personal chef, personal stylist, personal organizer…

São tantos “personais” que você nem sabe, de fato, o que cada um deles faz e como eles podem realmente ajudar. Acertamos?

A seguir nós explicaremos certinho como funcionam essas novas profissões de assistência pessoal e quais as vantagens que cada uma delas traz aos seus clientes.

Para começar, vamos falar de um dos assistentes pessoais mais conhecidos: o personal trainer!

O que é e o que faz um personal trainer?

personal trainer treinando aluna

O personal trainer auxilia nas atividades físicas do seu cliente orientando-o.

Certamente, entre as profissões de assistência pessoal que surgem constantemente no mercado, a do personal trainer é a mais conhecida. Afinal, esses profissionais já invadiram as academias e a vida dos atletas mais antenados há tempos e já provaram e comprovaram que podem, sim, transformar a rotina de exercícios de seus clientes.

Entender o que é um personal trainer não é difícil, basta analisar o significado destas duas palavras:

  • Personal = individual, particular
  • Trainer = treinador

Ou seja, o personal trainer nada mais é do que um treinador pessoal, que acompanha os treinos de seus alunos de forma particular. Este treinador possui formação em Educação Física e, em algumas vezes, especialização em alguma modalidade específica.

O objetivo deste profissional é ajudar os atletas a alcançarem os seus objetivos de forma rápida e eficiente. Para isso, ele precisa pôr em prática uma série de atribuições, como:

  • efetuar testes de avaliação física;
  • estudar as necessidades e as capacidades do seu cliente, levando em consideração as suas características individuais;
  • elaborar programas de atividades físicas;
  • instruir os seus alunos sobre a realização dos exercícios e correta utilização dos aparelhos;
  • desenvolver e coordenar práticas esportivas específicas para atletas que buscam um bom desempenho em competições esportivas ou em outras atividades similares.

Resumindo, o personal trainer é um profissional que garante que todos os exercícios físicos estão sendo realizados corretamente e garante atenção total ao desempenho e segurança dos seus alunos – algo que nem sempre os instrutores de academia podem garantir, já que precisam dividir o seu foco entre vários alunos de uma só vez.

Vantagens de um personal trainer

personal trainer ajudando no treino da cliente

Há muitas vantagens em ter um personal trainer.

Acima, você pode entender o que é e como atua um personal trainer, mas quais são, de fato, as vantagens que esse profissional traz para a vida de seus clientes, principalmente aqueles que começam os exercícios e não conseguem levá-los adiante ou para quem está pensando em ingressar no mundo das atividades físicas pela primeira vez? Isso você irá descobrir a seguir. Então, confira!

Motivação

É muito comum que as pessoas comecem a praticar atividades físicas empolgadas, mas, em pouco tempo, acabem abandonando a nova rotina. Para elas, o acompanhamento de um profissional pode ser essencial, pois com a ajuda dele se torna mais fácil manter a disciplina e não desanimar.

Além disso, o personal treiner também ajuda a manter o aluno motivado, incentivando-o de forma psicológica ou verbal – que é algo essencial para que o praticante se sinta capaz de superar os seus limites e alcançar os seus objetivos.

Segurança

Quem não sonha em conseguir alcançar os resultados esperados com as atividades físicas mais rápido? Algumas pessoas acham que, para conseguir isso, basta elas aumentarem a intensidade do exercício ou a carga de peso.

O que elas não sabem, no entanto, é que o tiro pode sair pela culatra, ou seja, que essas atitudes podem causar sérias lesões, obrigando-as a se afastarem da academia e, consequentemente, atrasando ainda mais os objetivos.

Com a ajuda de um personal trainer, no entanto, as chances de isso acontecer são muito menores. Afinal, esse profissional vai acompanhar de perto cada um dos exercícios, indicar a quantidade correta para não colocar o seu corpo em risco, além de atuar de forma fundamental na correção, proteção e execução dos movimentos.

Personalização

Cada aluno possui um objetivo específico e cada corpo reage aos exercícios de forma singular. E esses são mais dois motivos que tornam o acompanhamento de um personal trainer fundamental, pois ele poderá entender as necessidades e especificidades do cliente para, assim, montar um treino exclusivo, que irá trazer os melhores resultados em um menor espaço de tempo.

Resultados

Muita gente quer ver o corpo se transformando rapidamente, mas, sempre que tem uma oportunidade, sabota o treino. Às vezes falta na academia, outras, faz menos exercícios do que são necessários e, com isso, as chances de a barriguinha sumir ou dos músculos ficarem mais forte vão diminuindo.

Isso não acontece, no entanto, quando o treino envolve um personal trainer. Afinal, se você faltar nas aulas, vai acabar deixando na mão uma pessoa que reservou um tempo valioso (literalmente falando, uma vez que na rotina desses profissionais tempo custa dinheiro) exclusivamente para você.

Além disso, o seu personal estará a todo momento do seu lado, fazendo o monitoramento dos exercícios, o que torna muito mais difícil “trapacear” nas sequências. A consequência disso tudo é exatamente aquilo que você busca: um resultado satisfatório e que poderá ser notado mais rapidamente.

Variabilidade

Geralmente, o personal trainer é contratado para acompanhar e elaborar os treinos de musculação na academia. Porém, como na maioria das vezes esse profissional possui formação acadêmica em Educação Física, ele pode elaborar também outros tipos de treinamentos, focados em modalidades diferentes. Isso depende, é claro, dos seus conhecimentos técnicos, assim como dos objetivos e aceitação do aluno.

As variações do personal trainer

Como falamos no início deste conteúdo, cada vez mais novas profissões estão surgindo, com o intuito de oferecer um atendimento personalizado. Por isso, hoje, já é possível encontrar profissionais com atuação ainda mais específica que o personal trainer, como é o caso, por exemplo, do personal runner e do personal yoga.

Personal runner

personal runner ajudando a cliente a correr

O personal trainer pode ser um personal runner também.

O personal runner é um tipo de personal trainer, porém, que trabalha exclusivamente com corrida, ou seja, ele é o treinador dos corredores, sejam eles de rua ou de esteira.

Normalmente, esse profissional é procurado por pessoas que participam ou querem participar de maratonas (que estão cada vez mais em alta) e desejam se preparar para essas competições ou melhorar o seu desempenho.

Algumas das funções do personal runner é elaborar planilhas, monitorar as distâncias percorridas, bem como a velocidade, tempo, ritmo e intervalos de cada treino. Além disso, ele também indica e acompanha a realização de outros exercícios educativos e funcionais, que complementam o treinamento das corridas, evitam lesões e otimizam resultados.

Diferentemente do personal trainer, que acompanha de perto a realização de todas as atividades de seus alunos, o personal runner nem sempre trabalha de forma presencial.

Na maioria das vezes, ele realiza um atendimento por supervisão, em que o cliente recebe uma planilha de treinamento completa e, depois, o profissional faz o monitoramento, comparando e ajustando os resultados de acordo com a evolução do atleta.

Personal yoga

personal trainer fazendo yoga com cliente

O personal yoga também é uma espécie de personal trainer.

O personal yoga, é mais uma das variações do personal trainer. Este tipo de profissional elabora para os seus alunos um programa individualizado e direcionado de yoga.

A prática desta modalidade é ideal para quem busca conhecer melhor o seu corpo, se conectar consigo mesmo e ter mais qualidade de vida. Para ajudar os seus clientes a chegarem lá, o personal yoga pode realizar as aulas na própria residência do aluno, em parques, em um estúdio ou ainda em outros locais.

Assim como no caso das aulas de um personal trainer, a aula de um personal yoga também traz diversos benefícios, como:

  • a possibilidade de montar uma prática de acordo com as necessidades e objetivos do aluno;
  • mais agilidade no alcance dos resultados;
  • maior atenção e supervisão na execução dos asanas e pranayamas;
  • flexibilidade para encaixar os treinos na rotina do cliente;
  • maior motivação causada pela presença do profissional.

Outras profissões de assistência pessoal

Não é só na área de esportes em que as profissões de assistência pessoal têm se destacado, muito pelo contrário. Na verdade, o personal runner, personal yoga e personal trainer são alguns exemplos de uma infinidade de outras áreas e formas de atuação disponíveis no mercado. Confira a seguir algumas delas:

Personal shopper

personal shopper

Além do personal trainer há também o personal shopper.

O personal shopper é uma pessoa especializada em compras, que utiliza do seu conhecimento para fazer atendimentos personalizados. É isso mesmo: você informa o que precisa comprar e qual o orçamento dispõe para isso e ele faz a pesquisa de preços e compra o produto em questão, que normalmente está ligado a itens de moda.

À primeira vista, pode até parecer algo extremamente supérfluo, porém, contar com a ajuda desses profissionais tem, sim, suas vantagens. Afinal, com eles, se torna possível comprar o que é realmente necessário e ainda economizar tempo e dinheiro.

Ou seja, com a ajuda de um personal shopper é possível fazer compras mais conscientes, que é algo que está em alta, principalmente no mundo da moda.

E por falar em moda, é importante destacar que, embora seja o principal segmento de atuação de um personal shopper, não é apenas nesta área que este tipo de profissional atua. Um consultor de compra, na verdade, pode atender qualquer necessidade do cliente.

Sendo assim, ele pode atuar também com a aquisição de joias, vinhos, itens de decoração, beleza, eletrônicos, obras de arte e tudo mais! O importante é que a pessoa escolhida para executar essa função tenha conhecimento do mercado em que irá atuar, assim ela facilitará o caminho até os produtos desejados e fechará bons negócios.

Na Europa e nos Estados Unidos essa profissão está muito em alta. Inclusive, se você pretende ir para algum desses destinos, você pode entrar em contato com um personal shopper. Assim, ele pode fazer as suas compras, enquanto você aproveita o seu tempo visitando restaurantes, pontos turísticos e fazendo outros tipos de passeios.

Personal stylist

Assim como o personal trainer, o personal stylist já é mais conhecido e até mais procurado. O que esse profissional faz é auxiliar seus clientes a cuidar da sua imagem pessoal, indicando as roupas, formas e cores que mais combinam com cada um deles.

O objetivo deste profissional é ser um consultor de imagem ou de moda, que valoriza as características principais de cada pessoa para, assim, destacar os seus pontos fortes e realçar a sua beleza.
Entre as funções de um personal stylist estão:

  • análise do guarda-roupa do cliente;
  • estudo do perfil do cliente;
  • indica quais peças utilizar e quais evitar;
  • explicação sobre a combinação de cores, texturas, padrões e acessórios;
  • orientação sobre como se vestir adequadamente para a função que exerce;
  • acompanhamento das tendências e novidades do mercado de moda e beleza.

Personal assistant

personal assistant

O personal assistant é uma outra profissão como o personal trainer.

A profissão do personal assistant pegou carona na atuação do personal trainer, personal stylist e até do personal chef para atender uma demanda que tem se tornado cada vez maior: a de ajudar as pessoas a gerir e realizar as tarefas do cotidiano.

Normalmente, esses profissionais são muito procurados principalmente pelos executivos, que não têm muito tempo livre para fazer compras, ir ao banco, orientar os empregados da casa, organizar a agenda pessoal e de negócios e fazer outras tarefas do dia a dia.

A solução para a falta de tempo? Contratar alguém para fazer tudo isso (e muito mais!) por eles! Este “alguém” é o assistente pessoal que, basicamente, atende tanto as demandas do âmbito doméstico-familiar quanto do âmbito comercial.

Parece bobagem, mas não é! Algumas pessoas realmente não têm tempo para lidar com todas as questões profissionais e familiares. Para darem conta de tudo, acabam sacrificando momentos valiosos de lazer ou de cuidados pessoais.

Ao contratarem um personal assistant, no entanto, elas conseguem não apenas organizar melhor as atividades do dia a dia, como delegar algumas delas para que, assim, tenham mais tempo livre, além de uma rotina menos cansativa e estressante.
Confira outras atividades que um personal assistant pode realizar:

  • Atender e realizar telefonemas;
  • Receber e pagar contas;
  • Preparar refeições;
  • Organizar e acompanhar viagens;
  • Enviar e gerenciar e-mails;
  • Redigir atas;
  • Preparar reuniões.

Personal assistant x secretária

Em alguns casos, as tarefas de um personal assistant podem ser confundidas com a de uma secretária. Há uma diferença importante, no entanto, entre as duas profissões: normalmente, a secretária não tem autorização pare realizar atividades que não estejam ligadas aos assuntos de negócio.

Já o personal assistant, no entanto, não só pode, como muitas vezes é contrato exatamente para isso: flutuar entre os âmbitos da vida profissional e pessoal sem qualquer impedimento.

Personal organizer

Um outro tipo de profissional que lembra o personal assistant é o personal organizer. Ele também tem o dever de trazer praticidade para o dia a dia do cliente, porém de uma forma ainda mais específica: organizando!

É isso mesmo, o personal organizer nada mais faz do que organizar ambientes, espaços e rotinas, para deixá-las mais funcionais e alinhadas com as necessidades de seus clientes.

Sendo assim, um personal organizer pode assumir o desafio de arrumar tanto escritórios e armários, quanto outros tipos de ambientes, e até uma casa inteira! Também faz parte da sua função, colocar em ordem mudanças, documentos, fotos, e até agendas pessoais.

É importante lembrar que esse profissional não apenas arruma casas bagunçadas, por exemplo. O seu trabalho, na verdade, vai muito além, pois ele cria padrões de organização, e desenvolve uma maneira personalizada de atendimento, que entende exatamente as necessidades dos seus clientes.

Personal chef

personal chef

O personal chef também é outra profissão de muitas vantagens,

Se existem serviços personalizados para a área de esporte e moda, é claro que teria também para a gastronomia.
O nome da pessoa que trabalha com esse tipo de serviço é personal chef ou personal gourmet e, como você deve imaginar, o que este profissional faz é elaborar menus para eventos especiais ou mesmo para o dia a dia de famílias que querem comer bem, mas não têm tempo de cozinhar.

A ideia deste serviço é dar abertura para que o cliente adapte o menu e os ingredientes conforme as suas preferências e, assim, possa consumir somente aquilo que realmente é do seu agrado.

Uma das grandes vantagens em contratar um personal chef é que ele não se responsabiliza apenas pela elaboração dos pratos em si, mas de todas as etapas pré e pós-refeição, ou seja, ele elabora o menu, compra os ingredientes, prepara e serve os pratos, e ainda limpa e organiza a sua cozinha.

Como posso usar o personal chef?

Para eventos especiais, esse profissional pode até mesmo dar dicas sobre como montar a mesa e quais tipos de louças e taças utilizar para acompanhar os pratos preparados e deixar a refeição ainda melhor.

Além disso, quando o evento é maior, normalmente, o personal chef leva consigo alguns profissionais para auxiliar tanto na produção dos alimentos, quanto nas demais etapas da refeição. Por envolver uma equipe, o valor final da contratação pode sair um pouco mais caro, mas a qualidade do serviço também será superior e terá muito mais personalização.

No caso do preparo de alimentos para o dia a dia, o personal chef pode ser contratado para, diariamente, cozinhar na casa do cliente, servindo, no almoço ou jantar, um menu fresquinho e diferente, sempre levando em consideração os gostos pessoais das pessoas que irão consumir os alimentos.

Outra opção é contratar esse profissional apenas uma vez por semana. Dessa forma, ele irá preparar todas as refeições para os sete dias seguintes e congelá-las. Depois, será necessário apenas descongelar as porções e se deliciar com os pratos preparados.

Acima, você pôde conhecer algumas das profissões que surgiram para facilitar o seu dia a dia e trazer serviços de alta qualidade. Agora, é só identificar aquelas que irão atender melhor às suas necessidades e aproveitar todas as vantagens que estes profissionais trazem para a sua vida, seja ele um personal trainer, personal organizer, personal stylist ou qualquer outro citado anteriormente.

Leave a Reply