A decisão de adquirir um filhote de cachorro é uma das experiências mais emocionantes e um sinal de responsabilidade muito grande, afinal de contas ele será um novo membro da casa e vai depender sempre de você e da sua família.

O cachorro será um fiel companheiro, vai esperar você chegar em casa, vai dividir momentos de alegria, tristeza e de muita bagunça com todos que cruzarem o seu caminho. Mas ele vai precisar que você o eduque com bastante dedicação, porque um filhote de cachorro é como uma criança, precisa de um adulto por perto.

Agora, antes que você decida comprar ou adotar um cachorrinho, você deve saber o que será necessário para garantir o bem estar do novo membro e saber o máximo que puder nessa arte de criar um filhote de cachorro. Preparados? Então vamos lá!

Onde encontrar um filhote de cachorro?

filhote de cachorro boston terrier na coleira

Você pode encontrar um filhote de cachorro em vários lugares, o importante é ser de boa procedência.

Escolher onde comprar ou encontrar onde adotar um cachorrinho não é uma tarefa tão fácil assim, existem muitos lugares que vendem ou doam animais, mas você precisa ficar muito atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de adquirir o seu filhote de cachorro.

Feiras e canil

Se você não faz questão de ter um cachorro de uma raça específica, vá a uma feira de adoção ou um canil que seja próximo de onde você mora, peça para ver o local onde os animais ficam mantidos e preste atenção na higiene do local, não apenas daquele que você vai adotar, mas de todos.

Procure saber a história do filhote de cachorro que você estará adotando, se sabem de onde ele veio, como eram as condições dele e, caso não saibam a história dele, verifique se tomaram as primeira providências com relação à vacinação e exames do cachorrinho.

Esses detalhes são necessários para que você saiba os cuidados que deverá ter e o que esperar daquele novo membro da família. Não tenha vergonha de questionar e procure aprender nesse primeiro contato o máximo que puder sobre o seu mais novo amigo.

Petshop

No petshop o cuidado deve ser o mesmo, porque por mais que o animal esteja em um ambiente mais “elitizado” que um canil ou feira de adoção, ele também pode ter sofrido maus tratos. Existe muita gente séria trabalhando nesse ramo, mas também existem outros que só querem saber do dinheiro que a venda desses animais pode trazer.

Por isso, independentemente de onde você for adquirir o seu cachorrinho, preste atenção e questione sobre os primeiros cuidados. E caso note algo estranho, denuncie.

A vacinação adequada e zelo pelo animal deve ser obrigação dos primeiros donos daquele filhote de cachorro, independente de quem sejam. E quando for seu, esses cuidados devem ser cultivados e mantidos.

O que não pode faltar para um filhote de cachorro?

filhote de cachorro na praia com bolinha

O filhote de cachorro precisa de alguns itens básicos para se desenvolver de forma saudável.

Muitos vão te responder que muito amor, carinho e limites são os itens básicos para ter sucesso ao ter um cachorrinho, e eles não estarão errados, mas existem alguns itens imprescindíveis, são eles:

  • Cama para cachorro
  • Pote para ração e água
  • Brinquedos para filhotes de cachorro
  • Coleira com identificação para cachorro
  • Guia para filhotes de cachorro
  • Produtos de higiene

Quando o filhote de cachorro for pra sua casa, ele precisa se sentir confortável e bem recebido naquele espaço, por isso é importante que ele tenha uma caminha gostosa para deitar e que ela esteja em um local próximo a você, pois ele precisará se sentir seguro, e o ideal é que ele se sinta assim perto de você.

A cama não precisa ser grande e nem muito exagerada, o único requisito é que seja confortável para receber um filhote de cachorro, não importando seu tamanho e se é de raça ou não.

Outro itens indispensáveis

Outros itens indispensáveis são os potes de comida e de água, afinal o cachorrinho vai precisar se alimentar e se hidratar, não é mesmo? Atente-se ao fato de que ele é um filhote, então o ideal é que os potes não sejam muito grandes e nem muito leves, porque se for grande ele irá entrar e se for leve, vai virar.

Toda criança gosta de brincar, certo? Com o filhote de cachorro não é diferente, tenha pelo menos um brinquedo para a idade dele, isso irá ajudá-lo a se distrair e evitar que fique aprontando com o que não deve pela casa.

Se possível, tenha dois brinquedos, um para fazer companhia quando ele for dormir, como um ursinho de pelúcia, e outro brinquedo para que ele gaste energia, como uma bolinha ou um ossinho de plástico.

Acostume o seu filhote de cachorro desde pequeno a usar uma coleira com identificação, porque assim evita que ele se perca e garante a você mais segurança para que ele seja devolvido caso algum dia ele fuja.

A guia, assim como a coleira, é um item necessário para passear na rua, no parque, no condomínio… Ela serve para que você mantenha o cachorrinho em segurança perto de você sem se machucar, evita que ele seja a causa de acidentes e ainda o educa a não andar por aí correndo.

Depois de passear ou para manter o pet sempre limpo, é necessário ter os produtos específicos de cada raça e da idade do filhote de cachorro em casa, dessa forma evita problemas e o deixa sempre higienizado e cheirosinho para a próxima aventura.

Alimentação do filhote de cachorro

Existem diversas marcas, tipos e tamanhos de ração, mas o ideal é conversar com o veterinário do seu cachorrinho para entender o que ele realmente está precisando e qual das rações irá oferecer isso a ele.

Caso o veterinário deixe você escolher, prefira as rações próprias para filhotes e específicas para a raça do seu novo pet. E sempre tenha em mãos petiscos para oferecer quando o filhote fizer algo certo e você quiser premiá-lo.

Como cuidar de um filhote de cachorro?

filhote de cachorro no colo de uma mulher

É preciso muita paciência para cuidar de filhote de cachorro.

O primeiro passo para cuidar bem do novo membro da família é entender que nem sempre vai ser fácil e você precisa ter paciência. Como já dissemos, o filhotinho é uma criança, vai fazer bagunça, vai passar dos limites quando os dentes começarem a coçar e vai fazer as necessidades em qualquer lugar, mas nada disso vai acontecer se você tiver a paciência de o ensinar.

Para que o seu cachorrinho não cresça sendo aquele pet difícil de lidar, que não pode levar para nenhum lugar que apronta todas, você precisa tomar alguns cuidados quando ele é ainda pequenininho, porque são esses hábitos que ele vai levar pra vida toda.

Onde fazer as necessidades?

Se você mora em um apartamento ou se sua casa não tem um quintal, separe um lugar na lavanderia, sacada ou um cantinho pouco usado para colocar um jornal ou uma fraldinha própria pra colocar no chão, para que o cachorrinho possa fazer xixi e cocô sem grandes sujeiras. Lembre-se de colocar longe da comida, porque eles não gostam de fazer as necessidades perto de onde comem.

Ao delimitar esse espaço, você evita que ele fique marcando território por onde passar dentro da sua casa e com o tempo você começa a acostumá-lo a fazer as necessidades quando for passear, mas para isso precisa levá-lo todos os dias e pelo menos duas vezes ao dia, caso contrário ele vai fazer dentro de casa.

Como evitar que mordam tudo?

Essa pergunta é muito comum e quase todo mundo que teve um filhote de cachorro já se questionou, mas a resposta é que é impossível evitar que mordam, mas você pode oferecer objetos próprios para isso.

Quando são pequenos os dentes coçam muito e por isso saem mordendo tudo o que encontram pelo caminho, chinelos, cadeiras, sapatos, portas, garrafas… Para evitar, compre alguns objetos em que ele possa coçar os dentes e deixar o resto da casa em paz. Se possível tenha mais de um desses objetos espalhados pela casa, assim o filhote de cachorro nem pensa duas vezes, usando apenas isso para gastar sua energia e coçar os seus dentinhos.

Socializar é muito importante para os animais

filhote de cachorro no colo

O filhote de cachorro deve ser socializado desde o início.

Pode parecer besteira quando dizem que o filhote de cachorro precisa socializar com outros cachorros ou com outros animais, mas a verdade é que se eles não fazem isso desde pequenos a tendência é que se tornem aqueles cachorros briguentos e anti-sociais.

Por isso, quando levar para passear ou quando for o dia do banho e tosa, deixe que brinque com os outros bichinhos e aprendam a lidar com as dificuldades sozinhos, isso irá ajudá-lo a dividir os objetos, não latir para todos os barulhos que ouvir e a ser muito mais companheiro.

Além de tudo isso, se um dia você decidir ter outro filhote de cachorro, o primeiro não será irredutível, terá um pouco de ciúmes, o que é normal, mas não irá judiar do novo amiguinho.

Se você perceber que mesmo com os seus esforços o cachorrinho não lida bem com outros animais e nem com outras pessoas além de você, procure ajuda de algum profissional, muitas vezes ele teve algum trauma na primeira infância que ocasiona esse bloqueio na socialização.

Educar é dar carinho e amor

Na maioria dos casos, tudo o que um filhote de cachorro precisa é carinho, amor e atenção. Lembre-se que agora você e sua família são tudo o que ele tem, por isso é importante construir uma relação baseada na confiança e no amor.

Mesmo que você tenha todos os itens que foi descrito, compre os melhores objetos para que ele se distraia e ofereça os petiscos mais gostosos, se ele não se sentir amado e bem recebido, não vai adiantar muito.

Dê atenção ao seu filhote de cachorro, brinque, converse e dê carinho.Você vai perceber que ele irá se esforçar ao máximo para retribuir e fazer tudo como você quer.

Leave a Reply