Parte de uma grande fazenda existente na região (fazenda de Juca Matheus) que se estendia até o município de São Gonçalo foi loteada e deu origem ao bairro de Santa Bárbara. Esta denominação relaciona-se a existência de antiga igreja cuja padroeira é Santa Bárbara. Com a criação e estabelecimento de novos limites em 1986, a igreja passa a não pertencer mais ao bairro, ficando no vizinho Baldeador.

A fazenda, até a década de 50, dedicava-se à pecuária extensiva. O esvaziamento desta atividade deu margem ao seu parcelamento e posterior loteamento.

Com mais de 50% da superfície ocupada por morros, o início do seu desenvolvimento urbano deu-se na parte mais plana, próxima à Rodovia Amaral Peixoto, com a criação, no início dos anos 60, do loteamento Vila Maria. Este loteamento foi realizado sem nenhuma infra-estrutura sendo ocupado pela camada da população de menor poder aquisitivo. Atualmente nota-se uma ocupação desordenada das encostas, destacando-se neste processo o Morro da Paz.

Fora da parte central do bairro encontramos outras áreas adensadas: na divisa com o Caramujo, no local conhecido como Horta; junto à estrada Velha de Maricá, no limite com Maria Paula; e num condomínio de classe média existente perto da Rodovia Tronco-Norte.

Com uma expansão inicial típica de periferia urbana, onde as construções são de padrão médio para baixo, o bairro vem apresentando uma valorização crescente dos seus imóveis, face principalmente ao incremento ocorrido na instalação de equipamentos urbanos, pela sua localização e também por seu clima ameno.

CARACTERÍSTICAS ATUAIS E TENDÊNCIAS:

O comércio existente no bairro atende às necessidades básicas da população e de áreas vizinhas, como o Novo México, bairro de São Gonçalo com grande concentração populacional.

Quanto aos equipamentos urbanos, Santa Bárbara conta com a Unidade Municipal de Saúde Adelmo de Mendonça, a Casa da Criança, uma creche municipal, duas escolas do 1º grau (E.M. Rachide da Glória Salin Saker e a E.E. Antonio Coutinho de Azevedo), além de uma escola estadual do 2º grau recém inaugurada, o Liceu David Capistrano. Nota-se também a existência de alguns estabelecimentos particulares voltados para a educação infantil (maternal e jardim).

No centro do bairro destaca-se uma praça que, entre outros equipamentos, dispõe de quadra poli-esportiva, campo de futebol, pista de skate, jardins etc.

Em relação ao transporte, apresenta uma linha principal (580-Centro/Santa Bárbara) e mais três linhas com ponto final na junção do bairro com o Sapê e o Caramujo, (26-Centro/Caramujo, 62-Fonseca/Charitas e 36-Centro/Sapê).

Um dos principais problemas é a falta de telefones públicos. Atualmente existe apenas um orelhão em todo o bairro.

Nota-se a existência de diversas comunidades religiosas: Igreja Peniel, Assembléia de Deus, Batista e Ebenezer. Existe também uma instituição conhecida como “Missão Americana” que presta serviços a uma parte restrita da população.

O movimento participativo dos moradores é expressivo, com uma associação de moradores bastante atuante. Em geral, os moradores percebem a necessidade de organização como forma de encaminhar e resolver os problemas do bairro.

Conta ainda com a sede da Secretaria Regional de Desenvolvimento de Santa Bárbara, que tem como área de abrangência, além do bairro em que se localiza, os bairros do Caramujo e Baldeador.

De triste lembrança, o bairro foi palco recentemente de uma tragédia com a explosão de uma fábrica clandestina de fogos de artifício, que destruiu imóveis, carros e vitimou várias pessoas.

Existe perspectiva de investimentos no bairro com a vinda de um comércio mais especializado. A medida em que são alcançadas as prioridades estabelecidas entre a administração local e a população. Com a melhoria da infra-estrutura disponível, a tendência é de que o bairro se incorpore a outros espaços próximos, possibilitando uma reorganização urbana.

One response to “Santa Bárbara”

  1. moro na casa da fazenda de juca matheus em santa barbara -niteroi e possuo pisos da epoca (originais da fazenda) estou enteressado em vender
    aceito proposta pelo tel 8751-0346

    Reply

Leave a Reply