A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o órgão responsável pela preservação, manutenção e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no Município, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança de sua comunidade e à proteção dos ecossistemas, em benefício das gerações atuais e futuras. Compõe a SEMEA as seguintes unidades:

  • I- Departamento de Educação Ambiental;
  • II- Departamentos de Projetos e Programas: Divisão de Avaliação e Controle e Divisão de Estudos Ambientais.

Cabe a Secretaria Municipal do Meio Ambiente a promoção de Educação Ambiental e da conscientização pública para a proteção do Meio Ambiente. A definição de prioridades e programas de ação municipal, no que diz respeito ao Meio Ambiente. A prevenção da degradação e a proteção de ecossistemas e biomas.

Implementar o registro e o cadastro de cooperação institucional, técnica, científica e financeira. A realização de acordos entre a União e os Estados para melhor coordenação e desenvolvimento das atividades relativas à proteção do Meio Ambiente. A preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida. A difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais visando á formação de uma conscientização pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico, a preservação e restauração dos recursos ambientais à sua utilização racional e a disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico. A coordenação e articulação de cooperação internacional nos assuntos relativos ao meio ambiente.

Localização: R. São João, 214
Centro – Niterói – Cep: 24.020-971
Telefone:(21) 2613-2283
[email protected]

23 responses to “Secretaria Municipal do Meio Ambiente”

  1. Isso tudo é muito bonito a partir do momento que se ponha em prática
    as palavras muito bem escitas.
    O que vejo nas praias da região oceânica é exatamente o contrário. O loteamento do espaço de areia por comerciantes é uma vergonha municipal. A derrubada do projeto de lei expandindo a area do parque da serra da Tiririca até a area úimida, ou seja lagoa de Itaipu e as Dunas, que são sambaquis da era pré cabral, é uma prova que aqui só existe blablabla!
    Quando se falou em tirar os barraqueiros da praia de Itaipu, abrir a faixa de areia no contorno original, apareceu tanto vereador padrinho de quiosqueiro, juiz de direito aplicando liminar de embargo que realmente conclui que ecologia em Niterói é utopia.
    Até os indios que se instalaram em Camboinhas, veja bem, a terra é deles. os invasores somos nós, Sofreram perseguições e até atear fogo em suas ocas atearam, foram para o municipio de Maricá em uma bela visão do prefeito Quaqua a nivel turistico. Niterói se não for a unica cidade do mundo é uma das poucas que o fundador é o colonizado e não o colonizador, deixou escapar entre os dedos o respeito que com certeza ganharia das comunidades mundiais que lutam pela preservação da memória dos indios das américas. Eles estavam exatamente no sambaqui que seus antepassados formaram ou melhor no que sobrou do sitio arqueologico. A prinha de itacoatiara também virou um loteamento de barraqueiros com seus guardas sol espalhado na pequena faixa de areia. Ali também faz parte do complexo restinga de Itacoatiara que etão realizando um belo trabalho de recuperação e manutenção. Será que é so em Itaquá? Só porque o prefeito mora lá?
    Bom, espero que as palavras se trnaforme em ações.

    Reply
  2. meu vizinho disse pra mim que vai fazer um sumidouro no quintal dele ao lado do meu poço artesiano e que isso vai prejudicar a minha água.isso é verdade? ele pode fazer isso?

    Reply
  3. O municío de Niterói tem alguma política de desenvolvimento da educação ambiental?

    Reply
    1. que seja limpo completamente o matagal proximo ao no. 111 da Est. Francisco da Cruz Nunes (Caetano Monteiro ou Celso Pecanha) mais precisamente em um espaco ao lado de uma rampa que precisa ser restaurada onde a Clin Niteroi esta eventualmente tirando o mato e recolhendo o lixo de uma lixeira publica em frente a uma pequena igreja evangelica “Deus e Amor” e construa um espaço com uma vegetacao mais decorativa como um jardim gramado sendo utilizado como parada de onibus com cobertura e bem proximo uma estação de coleta seletiva (ver Lerroy Merlin no barreto) .
      Espero que seja tomada uma providencia sensata que valorize a comunidade

      Reply
  4. Gostaria que fosse tomado providências com relação a praia do forte de Imbuí em Niterói.
    É uma praia linda, maravilhosa que está sob a responsabilidade do Exército Brasileiro. A última vez que lá estive deparei com uma enorme vala negra cortando a praia e desembocando no mar.
    Por favor tomem providência enquanto é tempo.
    Obrigado.

    Reply
  5. constucao em area de risco (PEDREIRA,ENCOSTA)CAMINHO NATURAL DAS AGUAS DE CHUVA,AREA DEMARCADA PELA PREFEITURA COMO AREA DE PRESERVACAO DA VIDA SILVESTRE E TENTATIVA DE DESTRUICAO DE PALMEIRAS IMPERIAIS; COMO REAGIR O CIDADAO DE BEM QUE PAGA IMPOSTOS COM RELACAO A ESTES QUE DEVASTAM O AMBIENTE ,NAO PAGAM E EXIGEM DAS AUTORIDADES QUANDO ALGO ACONTECE ELES?NAO ADIANTA FAZER DENUNCIAS SE OS ORGAOS CONPETENTES SO SE SENTEM AMEACADOS QUANDO A IMPRENSA OS DENIGREM E MESMO ASSIM EM CIRCUNSTANCIAS ESTADUAIS OU FEDERAIS .AV SANTO ANTONIO RUA G ENCOSTA PEDE SOCORRRRRRRRRRRRRO!!!!!!!!

    Reply
  6. ESTOU COM UM PROBLEMA AQUI NA MEU CONDOMÍNIO DE UMA ENORME ARVORE QUE ESTA PARRTE DELA JÁ CAIU SOBRE O TELHADO DO SALÃO DE FESTAS.OS BOMBEIROS JA ESTIVERAM AQUI E ME DISSERAM Q TENHO Q ME DIRIGIR A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PARA QUE ELA FAÇA UMA VISTORIA AQUI NO LOCAL E ME DE UMA AUTORIZAÇÃP PARA QUE EU POSSA PODAR OU ATÉ MESMO CORTAR A ARVÓRE, PEÇO A GENTILEZA DE ME ORIENTAR E ME ENVIAR O ENDEREÇO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, JÁ QUE TENHO VARIOS TELEFONES E NADA FUNCIONA. JÁ NEM SEI MAIS O QUE FAZER, NÃO CONSIGO RESOLVER O ASSUNTO. pOR ISSO ESTOU PARTINDO PARA SUAS ORIENTAÇÃO. SOU SINDICA DO PREDIO E NÃO CONSIGO RESOLVER ESSE PROBLEMA. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO QUE VOCES POSSAM ME DAR. OBRIGADA.

    Reply
  7. gostaria de denuciar o corte irregular que estão fazendo durante a maudrugada na avenida almirante tamandaré perto da entrada de camboinhas sentido piratinininga x centro,existe uma obra me falaram que vai funcionar uma igreja,pois em frente a esta obra já derrubaram pelo menos umas 4 árvores e todas durante a madrugada

    Reply
  8. Boa tarde,
    Estou fazendo um projeto final para meu curso de gestão ambiental e precisamos fazer um levanatamente da situacao ambiental da cidade, na verdade como se fosse um historico. ex:
    em 2005 o municipio se encontrava de uma determinada forma( vegetacao, urbanizacao… fauna e flora) e nos dias atuas está assim, assado…
    gostaria de saber qual a possibilidade de obter tal resultado… se isso pode ser mandado por e-mail, ou devo comparacer a unidade responsavel… enfim… o q for preciso…
    desde ja agradeço…

    Reply
  9. Como posso fazer para remover um coqueiro velho, oferecendo perigo com sua altura, que está atrapalhando na construção da minha casa?
    Me proponho a fazer plantações do mesmo em outros lugares no mesmo bairro.

    Reply
  10. Quem é o (ir)responsável pela situação lamentável que se encontra há noas, desde a bela obra urbanística de cobertura departe do canal da Ary Parreiras, onde a parte não coberta concentra uma água podre com permanente e insuportável mau cheiro e proliferação de mosquitos?

    Reply
  11. Boa noite!
    Tem uma obra vizinha do meu prédio que faz um barulho horrroroso com britadeira das 7 h e 30 min até as 20 horas sem parar. O endereço é rua Dr Paulo César no antigo sanatório. O que a secretaria pode fazer a respeito:

    Reply
  12. moro em um condominio na regiao oceanica e minha vizinha tem araras que acordao as 6 da manha e fazem um barulho horrivel o dia todo. tentei falar com ela e com certeza tem algum problema (educacao ou “nervos”). chamei 190, pediram a licenca, ela disse que estava com o marido (ele deve ter levado para passear..) ficou assim mesmo. Ibama e Batalhao Florestal estao para vir ha 1 ano…nao sei mais o que faco…

    Reply
  13. Necessito podar e cortar algumas árvores na minha residência em Niterói,onde eu consigo a autorização para tal objetivo,porque algumas árvores estão colocando em risco a segurança dos moradores e de terceiros e da própria residência?

    Reply
  14. Bom dia,
    Gostaria de uma informação a respeito do transporte de resíduos dentro do município de Niterói, é preciso utilizar outro documento além do manifesto de resíduos do INEA ou tem uma específica também do municipio, que precisa anexar ao do orgão ambiental estadual?

    Reply
  15. Prezados, gostaria de saber que orgao/secretaria é responsavel pela poda de arvores de terrenos da Uniao? E quais sao as penas para pessoas que nao respeitam as Leis de Manejo de Arvores. Grata.

    Reply
  16. Boa Tarde!
    Meu nome é Estela, sou aluna do curso de Medicina na UFF e participo de uma disciplina denominada “Saúde e Meio-Ambiente”, a qual montará uma tenda durante a semana de sustentabilidade da UFF nos dias 18 e 20 de outubro de 2012 para esclarecermos dúvidas da população niteroiense a respeito de reciclagem e consumo consciente. Gostaria de saber se a Secretaria do Meio-Ambiente de Niterói poderia colaborar conosco com materiais que possamos distribuir à população, afim de esclarecimentos a respeito do tema.
    Grata,
    Estela

    Reply
  17. Prezados Senhores,
    Há em meu terreno (Pendotiba) um pau-ferro nativo, de aproximadamente 30 anos, infestado de cupins. É uma árvore muito bonita e será muito triste se eu não puder salvá-la.
    Por favor, me deem alguma orientação de como proceder. Não há “caminhos” dos cupins, como costuma acontecer, e por isso não sei se a rainha se encontra no solo ou dentro do tronco.
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente.

    Reply
  18. quero saber sobre gola de arvore e suas regras para a colocação da mesma em espaço publico

    Reply
  19. Que seja urbanizado, llimpo completamente, parte concretada da área de matagal à estrada proximo ao no. 111 da Est. Francisco da Cruz Nunes (Caetano Monteiro ou Celso Pecanha) mais precisamente em um espaco ao lado da rampa Travesssa Alípio Ferreira – Garganta “entalada”, que precisa ser restaurada, onde a Clin Niteroi está eventualmente tirando o mato e recolhendo o lixo ; para que se construa um espaço com uma vegetacao decorativa, como um jardim gramado, sem lixeira ou canos à mostra, sendo este espaço utilizado como parada de onibus com cobertura e iluminada bem proximo uma estação de coleta seletiva (ver Lerroy Merlin no barreto) .
    Espero que seja tomada uma providencia sensata que valorize a comunidade- bairro, além da reforma da rampa com ampliação do asfaltamento e reforma de qualidade!

    Reply
  20. A nova gestão está praticando um serviço de ótima qualidade. Precisamos de mais secretarias com o mesmo vigor.

    Reply
  21. Bom dia estou com uma arvore na minha calçada,ela esta levantando parte do chão com sua raiz,como faço para ter a autorização para retira-la? gostaria de uma resposta.

    Reply

Leave a Reply