Infraestrutura

A Infraestrutura da cidade de Niterói refere-se ao conjunto de setores referentes às Atrações Turísticas da cidade, Diversão e lazer, aos meios de Comunicação, como as redes de telefonia e Internet, televisão, rádio, jornais e revistas; à Educação, como as bibliotecas, as universidades e cursos; à Saúde como os hospitais, as unidades de pronto-socorros, as farmácias; aos Esportes como os centros esportivos, os times e estádios e outros esportes; e aos Transportes como as vias de acesso, o transporte público, aéreo, rodoviário, ferroviário e marítimo.

Educação

Niterói tem o melhor nível de alfabetização do Estado do Rio de Janeiro. A educação no município é marcada pela presença da Fundação Municipal de Educação, que atua em 90 unidades escolares da Rede Municipal de Educação; 36 creches comunitárias; 18 Unidades de Educação Infantil UM EIS; 36 Unidades com Ensino Fundamental; na Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendida em 15 Unidades de Ensino Fundamental; no Programa de Educação; na Leitura e Escrita – PELE, em 50 Instituições e/ou escolas; e em 100% das Unidades Escolares possuem alunos com necessidades especiais (cerca de 700 alunos). Nesta seção você tem acesso as bibliotecas, cursos e universidades existentes na cidade de Niterói, clique nas categorias relacionadas.

Esportes

A cidade Niterói é geograficamente muito favorável a prática de inúmeros esportes. Suas praias oceânicas são famosas pelo surf, como a praia de Itacoatiara e Itaipú. A Lagoa de Itaipú e Praia de Camboinhas também são bastante famosas pela prática de windsurf e kitesurf.
A Baía possui muitos clubes de vela, como o Iate Clube Icaraí, o Iate Clube Brasileiro, um dos mais antigos, e o Clube Naval que em parceria promovem campeonatos de vela, incentivam a prática do esporte com suas escolinhas e ainda participam de grandes campeonatos mundiais. A cidade ainda possui um estádio de futebol próprio, o Caio Martins, e 3 times de futebol locais, o Bela Vista Futebol Clube, o Canto do Rio Football Club e o Futuro Bem Próximo Atlético Clube. Clique abaixo nos links relacionados de cada categoria:

Saúde

Niterói possui uma estrutura de serviços de saúde ampla e diversificada e constitui-se em pólo assistencial para especialidade e tratamento hospitalar para 11 municípios vizinhos. A área de Saúde da cidade de Niterói refere-se não somente a toda Rede Hospitalar, pública e privada, assim como as unidades de Pronto-Socorros e Farmácias de prontidão disponíveis à toda população. É a primeira cidade a constituir um Conselho Municipal de Apoio ao Deficiente Físico, implantando desde 1988, soluções eficazes para a adequação dos equipamentos urbanos aos portadores de deficiência física, para que esta parcela da população possa exercer com plenitude sua cidadania beneficiando, também, toda a coletividade. Clique abaixo nos links relacionados:

Economia

A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Rio de Janeiro, com um alto índice de investimentos na cidade, como imobiliário e comerciário.
Nos últimos anos Niterói também despontou como ponto de apoio as cidades produtoras de petróleo do país. Por sua localização privilegiada, o município, situado entre as duas maiores bacias de petróleo e gás natural do Brasil – Bacia de Campos e de Santos, tem importância estratégica para o crescimento nacional do setor.
Existe grande utilização do fator capital, e a cidade de Niterói vem crescendo bastante no setor da Construção Civil, onde a indústria Naval e pesqueira também vêm aumentando. A recuperação da indústria naval e os investimentos na qualificação da mão-de-obra impulsionaram o desenvolvimento.
Hoje Niterói é a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios. Somente no setor de petróleo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a região responde por 70% do parque instalado fluminense, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros.
Isto se deve ao fato de que a cidade de Niterói faz parte da Bacia de Campos, uma bacia sedimentar brasileira situada na costa norte do Estado do Rio de Janeiro, que estende-se até o sul do Estado do Espírito Santo, entre os paralelos 21 e 23 sul. A Bacia de Campos possui aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados, limitando-se ao sul, com a Bacia de Santos no Alto de Cabo Frio; ao norte, com a Bacia do Espírito Santo, no Alto de Vitória.
A Bacia de Campos é a maior província petrolífera do Brasil, responsável por mais de 80% da produção nacional de petróleo. Hoje existem 55 campos que extraem cerca de 1,49 milhão de barris de óleo e 22 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Operam na região 45 plataformas marítimas das quais 41 de produção e quatro de processamento de petróleo que pertence a cidade de Campos dos Goytacazes.
Esse crescimento é refletido no PIB do município, que já em 2003 teve um aumento de 10%, resultado que garantiu o quarto lugar em participação no PIB estadual. Com a adoção de estratégias voltadas para suas vocações econômicas Niterói, além de recuperar sua tradicional indústria naval, alavancou negócios nos setores de pesquisa tecnológica e científica (com a criação da Niterói Polotec), construção civil, comércio, turismo e serviços.
O comércio imobiliário também vem crescendo a cada ano, isto deve-se ao fato do crescimento urbano, a cidade vem aumentando o número de moradores e a procura por imóveis é cada vez maior.
O Turismo niteroiense também contribui bastante para a economia da cidade, e é baseado em programas municipais, principalmente o “Niterói Turismo”, que conta com a difusão de panfletos e com uma rede de ônibus que leva os turistas aos mais famosos pontos turísticos.
Niterói é a terceira cidade que mais recebe turistas do Estado do Rio de Janeiro, atrás da capital e de Búzios. A cidade atrai basicamente pelos seus centros culturais e históricos e pelas sua praias oceânicas.
Paralelamente, a rede de hotelaria da cidade é bem restrita. Isso se dá pelo fato de que a maioria dos turistas vem à Niterói como uma extensão ao passeio pela cidade do Rio, ou seja, passam apenas um ou dos dias na cidade, mas se hospedam na capital.
Entre suas atrações mais visitadas estão a praia de Icaraí, principal bairro de Niterói, com as pedras de Itapuca e do Índio; o Caminho Niemeyer, conjunto arquitetônico que contém como centros o MAC, a Praça Jk, o Teatro Popular de Niterói, a Estação de Charitas e outros 4 projetos em andamento; Complexo dos Fortes, entre outros.

Comunicação

A cidade de Niterói conta com os seguintes meios de comunicação disponíveis na cidade, como as redes de telefonia fixa e celular, Internet, redes de rádio e TV, e Jornais e Revistas locais. são eles abaixo:
Redes de TV
Segundo mercado de TV a cabo do país, o Rio também é sede da Rede Globo, 4ª maior rede de televisão aberta do mundo e primeira da América Latina. Niterói tem grande participação na televisão com seus diferentes canais como:
NET Niterói – Canal 36
TV Comunitária – NET Niterói – Canal 14
Unitevê – NET Niterói – Canal 17
TVN – NET Niterói – Canal 30
O canal 30 é produzido pela TV Estácio. A TV Estácio é um espaço de aprendizagem para os estudantes de Comunicação Social que participam, como estagiários e colaboradores, da produção de programas de televisão e telejornais realizados no Núcleo de Comunicação. Em Niterói, os alunos de Jornalismo produzem um telejornal diário, além do programa de TV Estácio Ativa, exibido semanalmente na TVN – canal 30, da NET Niterói.
Redes de Rádio
A cidade de Niterói conta com as Redes de Rádio:
Rádio Cidade 102,9 FM
Filiada à Rede Verão com outorga em Niterói. Embora fosse canal destinado à cidade de Niterói, com o nome de Rádio Jornal Fluminense, estava sediada no Rio de Janeiro e operava na frequência de 102,9 MHz. Em 2006, foi arrendada pela Rede Oi FM, atual Rede Verão. Em 2012, a Rede Verão foi substituída pela Jovem Pan 2 FM, passando por testes de sinal até o dia 7 quando entrou no ar oficialmente a Jovem Pan Rio de Janeiro com o Programa Pânico. A Cidade em seu formato até sua extinção, hoje está em uma web rádio, a Cidade Web Rock.
Rádio Fluminense FM
A Rádio Fluminense FM, Rádio Difusora Fluminense FM, foi inaugurada em 1972, em Niterói, e na sua primeira década, transmitiu corridas de cavalo e tinha profissionais vindos da Fluminense Difusora AM. Hoje está instinta.
BandNews Fluminense FM
A BandNews Fluminense FM é uma emissora de rádio com outorga em Niterói, de frequência é de 94,9 megahertz, e considerada a primeira rádio all news FM do estado.
Jornais e Revistas
A cidade de Niterói conta com os seguintes Jornais e Revistas:
A Tribuna
Rua Barão do Amazonas, 31
Niterói – RJ
CEP: 24030-111
Tel: (21) 2621-5229
O Fluminense
Rua Visconde Itaboraí, 184
Centro – Niterói – RJ
CEP: 24030-091
Tel: (21) 2620-6168
Jornal Folha de Niterói
Rua Otávio Carneiro, 100 sl 1004
Icaraí – Niterói – RJ
CEP: 24230-191
PABX: (21) 2611-5400
Rede de Telefoni Fixa, Celular e Internet
A cidade de Niterói conta com as principais redes de operadoras móveis e fixas de todo o país como Oi, Vivo, Nextel, Claro, Tim. Além de operadoras de Internet como Sky, Net, GVT, e outras locais.